Questões Pedagogia Concepções pedagógicas

Leia atentamente o relato de uma professora que leciona, na modalidade profissionali...

Responda: Leia atentamente o relato de uma professora que leciona, na modalidade profissionalizante de Educação de Jovens e Adultos, em um determinado IF. " Em sala de aula converse com o estudante, estab...


Q225176 | Pedagogia, Concepções pedagógicas, Professor Economia e Gestão Rural, IF SE, IF SE, Ensino Médio

Leia atentamente o relato de uma professora que leciona, na modalidade profissionalizante de Educação de Jovens e Adultos, em um determinado IF. " Em sala de aula converse com o estudante, estabeleça uma relação de diálogo e de reconhecimento ao seu saber, pois o estudante tem muito a nos ensinar em sala de aula. Troque idéias sobre quem são vocês e as coisas que fazem no grupo social ao qual pertence. Discuta sobre temas de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e deveres dos cidadãos, ao respeito ao bem comum e a democracia. Selecione a partir da realidade cultural e social os conteúdos a serem trabalhados, pesquise, explore e problematize juntos os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, e assim é possível pensar em ações de intervenção na realidade. Explore temas que os alunos ainda não conheçam. Ah! Há um universo de temas para conhecer e o estudante adulto tem garra e quer aprender." Considerando o relato descrito acima, é possível relacionar estas ações com a seguinte concepção:

Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 16/01/2025 12:02:27🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

O relato da professora descrito no enunciado está relacionado com a concepção sócio interacionista. Nessa abordagem, o aprendizado é visto como um processo social e construído a partir das interações entre os indivíduos e o meio em que estão inseridos.

No caso da professora, ao estabelecer um diálogo com os estudantes, reconhecer o saber prévio deles, discutir temas de valores fundamentais, direitos e deveres dos cidadãos, respeito ao bem comum e democracia, ela está promovendo uma aprendizagem significativa, que considera a realidade cultural e social dos alunos. Além disso, ao explorar temas desconhecidos e pensar em ações de intervenção na realidade, a professora está estimulando a reflexão e a construção do conhecimento de forma colaborativa, características da abordagem sócio interacionista.