Questões Artes Visuais

Em nossa sociedade errante, constantemente transformada pela mobilidade e ubiquidade...

Responda: Em nossa sociedade errante, constantemente transformada pela mobilidade e ubiquidade de seu presente, patrimônio histórico tornou-se uma das palavras-chave. Ela remete a uma instituição e a uma ...


Q227453 | Artes Visuais, Professor Artes Visuais, ENADE, INEP

Em nossa sociedade errante, constantemente transformada pela mobilidade e ubiquidade de seu presente, patrimônio histórico tornou-se uma das palavras-chave. Ela remete a uma instituição e a uma mentalidade. Constituindo-se de bens materiais, imateriais e naturais de importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade, entendemos que a noção de patrimônio é construída ao longo da história como, também, o sentido de pertencimento dos indivíduos a um ou mais grupos sociais, assegurando-lhes uma identidade cultural e uma continuidade de saberes, fundamentais como suporte para a formação do sujeito como cidadão. O culto que se rende hoje ao patrimônio histórico deve merecer de nós mais do que simples aprovação. Ele requer um questionamento porque se constitui elemento revelador, negligenciado, mas, brilhante, de uma condição da sociedade e das questões que ela encerra.
CHOAY, F. A alegoria do patrimônio. Trad. Luciano Vieira Machado. São Paulo: Editora UNESP, 2001.

Considerando a atualidade do tema apresentado no texto acima e a necessidade da conscientização do sujeito ainda no contexto escolar, é preciso

Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 03/01/2025 00:23:48🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: e)

O texto aborda a importância do patrimônio histórico como elemento fundamental para a construção da identidade cultural e pertencimento dos indivíduos a um grupo social. Nesse sentido, a preservação do patrimônio material e imaterial é essencial para garantir a continuidade dos saberes e tradições, contribuindo para a formação do sujeito como cidadão.

A alternativa correta é a letra e), que destaca a importância de reconhecer os saberes e ofícios tradicionais, celebrações, festas, danças populares, formas de expressão e vestuário como fonte do patrimônio e da cultura imaterial. Valorizar esses elementos culturais é fundamental para manter viva a identidade de um povo e preservar suas tradições ao longo do tempo.

Portanto, a conscientização sobre a importância do patrimônio cultural, tanto material quanto imaterial, deve ser promovida desde o contexto escolar, a fim de garantir a valorização e preservação da diversidade cultural de um país.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.