Questões Economia Setor Público

Em um determinado país, em crise de dívida pública excessiva, uma política fiscal a...

Responda: Em um determinado país, em crise de dívida pública excessiva, uma política fiscal austera é efetivada através de um corte no gasto do governo de 10 bilhões de unidades monetárias (u.m.). Essa p...


Q229569 | Economia, Setor Público, Profissional Básico Economia, BNDES, CESGRANRIO

Em um determinado país, em crise de dívida pública excessiva, uma política fiscal austera é efetivada através de um corte no gasto do governo de 10 bilhões de unidades monetárias (u.m.). Essa política resulta em uma diminuição do deficit do orçamento público menor do que 10 bilhões de u.m..
Uma possível explicação para esse fato é a(o)

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

A questão aborda o efeito de uma política fiscal austera, especificamente um corte nos gastos do governo, sobre o déficit orçamentário em um contexto de crise de dívida pública. A redução do gasto do governo em 10 bilhões de unidades monetárias deveria, teoricamente, reduzir o déficit do orçamento público em um montante igual. No entanto, o déficit foi reduzido por menos de 10 bilhões de u.m., indicando que outros fatores estão em jogo.

A alternativa correta é a 'b)', que sugere a redução da arrecadação fiscal como uma possível explicação. Quando o governo corta gastos, isso pode levar a uma desaceleração econômica, resultando em menor atividade econômica e, consequentemente, menor arrecadação de impostos. Esse fenômeno é conhecido como efeitos multiplicadores negativos na economia, onde a redução de gastos do governo diminui a renda e o consumo, afetando negativamente a arrecadação fiscal.

As outras alternativas não estão diretamente relacionadas ao impacto dos cortes de gastos do governo sobre o déficit orçamentário de maneira tão direta quanto a redução da arrecadação fiscal.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.