Questões Pedagogia Currículo

Sacristán (2000), em seus estudos, aponta que o currículo é um dos conceitos mais...

Responda: Sacristán (2000), em seus estudos, aponta que o currículo é um dos conceitos mais potentes, estrategicamente falando, para analisar como a prática se sustenta e se expressa de forma peculiar ...


Q241363 | Pedagogia, Currículo, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Sacristán (2000), em seus estudos, aponta que o currículo é um dos conceitos mais potentes, estrategicamente falando, para analisar como a prática se sustenta e se expressa de forma peculiar dentro de um contexto escolar. O interesse pelo currículo segue paralelo com o interesse por conseguir um conhecimento mais penetrante sobre a realidade escolar. O autor define currículo como projeto seletivo de cultura, condicionado cultural, social, política e administrativamente, que preenche a atividade escolar e que se torna realidade dentro das condições da escola tal como se acha configurada.

Uma escola de Ciclo II do Ensino Fundamental apresenta alto índice de fracasso escolar e seus professores queixam-se constantemente do desinteresse dos alunos, da indisciplina na sala de aula, das agressões entre os alunos e da dificuldade de desenvolver seu trabalho nesse contexto.

O Supervisor de Ensino, considerando suas funções e competências (Jornal APASE, junho 2002) e tendo em vista as afirmações de Sacristán (2000), diante da situação da escola, deve

Camila Duarte
Por Camila Duarte em 06/01/2025 02:21:52🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)

Diante da situação apresentada na escola de Ciclo II do Ensino Fundamental, o Supervisor de Ensino, conforme as afirmações de Sacristán (2000), deve considerar a indisciplina dos alunos como um indicador de que a equipe escolar tem dificuldades no desenvolvimento do currículo.

Isso significa que a falta de interesse dos alunos, a indisciplina em sala de aula e as agressões entre os alunos podem estar relacionadas a uma desconexão entre o currículo proposto e a realidade dos estudantes. Nesse sentido, é importante que o Supervisor de Ensino subsidie a equipe de gestão na identificação das causas do problema e articule, com a Oficina Pedagógica, um processo de formação continuada, se necessário.

Dessa forma, ao invés de descartar as dificuldades curriculares, é fundamental que a equipe escolar busque compreender como o currículo pode ser melhorado para atender às necessidades e realidades dos alunos, promovendo assim um ambiente escolar mais propício ao aprendizado e à convivência harmoniosa.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.