Texto associado. Com açúcar, com afeto
Com açúcar, com afeto, fiz seu doce predileto
Pra você parar em casa , qual o quê
Com seu terno mais bonito, você sai, não acredito
Quando diz que não se atrasa
Você diz que é operário, sai em busca do salário
Pra poder me sustentar , qual o quê
No caminho da oficina, há um bar em cada esquina
Pra você comemorar, sei lá o quê
Sei que alguém vai sentar junto, você vai puxar assunto
Discutindo futebol
E ficar olhando as saias de quem vive pelas praias
Coloridas pelo sol
Vem a noite e mais um copo, sei que alegre ma non troppo
Você vai querer cantar
Na caixinha um novo amigo vai bater um samba antigo
Pra você rememorar
Quando a noite enfim lhe cansa, você vem feito criança
Pra chorar o meu perdão, qual o quê
Diz pra eu não ficar sentida , diz que vai mudar de vida
Pra agradar meu coração
E ao lhe ver assim cansado, maltrapilho e maltratado
Como vou me aborrecer, qual o quê
Logo vou esquentar seu prato, dou um beijo em seu retrato
E abro meus braços pra você
Chico Buarque
Na música "Com açúcar, com afeto", repete-se por várias vezes a expressão "qual o quê". Analisando o sentido discursivo dessa expressão, tal como é utilizada por Chico Buarque, podemos afirmar corretamente que a expressão "qual o quê", na música "Com açúcar, com afeto", é:
a) o índice de indignação da voz em primeira pessoa. Mesmo sabendo exatamente o que vai acontecer, o eu lírico sente-se indignado porque suas expectativas negativas são sempre, e precisamente, correspondidas.
b) a forma como a voz em primeira pessoa indica o quão torpe é a atitude daquela pessoa a quem se dirige. Sabendo exatamente o que vai acontecer, o eu lírico afirma que aquelas ações não encontram explicações.
c) a expressão de um eu lírico que não se conforma com a situação descrita. Nessa perspectiva, ao fim da música, podemos ver como ele finalmente resolve mudar sua própria sorte, ignorando os pedidos da outra pessoa.
d) o meio por que o eu lírico mostra como a ideia que vinha construindo é precisamente confirmada após cada uma das ações daquela pessoa a quem se dirige. Nesse movimento, sente-se fortemente indignado.
e) o recurso responsável por se mudar, de um verso para o outro, a ideia que se vinha construindo até então. Nesse movimento, a voz em primeira pessoa mostra que a realidade é sempre contrária a suas expectativas.