Questões Administração Pública Ética na Administração Pública

O comportamento profissional do servidor deve ser formal, frio, distante e objetivo,...

Responda: O comportamento profissional do servidor deve ser formal, frio, distante e objetivo, de modo a garantir impessoalidade no tratamento aos cidadãos usuários.


Q244661 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A insatisfação com a conduta ética no serviço público é um fato que vem sendo constantemente criticado pela sociedade brasileira. Nesse cenário, é natural que a expectativa da sociedade seja mais exigente com a conduta daqueles que desempenham atividades no serviço e na gestão de bens públicos. Com referência à ética no serviço público, julgue os itens que se seguem.

O comportamento profissional do servidor deve ser formal, frio, distante e objetivo, de modo a garantir impessoalidade no tratamento aos cidadãos usuários.

David Castilho
Por David Castilho em 10/01/2025 17:09:40🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

O item está errado. O comportamento profissional do servidor público deve ser pautado pela impessoalidade, mas isso não significa que ele deva ser formal, frio, distante e objetivo. Na verdade, a impessoalidade refere-se à necessidade de tratar todos os cidadãos de forma igualitária, sem privilegiar ou prejudicar alguém com base em preferências pessoais. Portanto, é importante que o servidor seja cordial, atencioso e respeitoso no atendimento aos cidadãos, mantendo a ética e a qualidade no serviço público.

A impessoalidade no serviço público está prevista no artigo 37 da Constituição Federal, que estabelece os princípios que regem a administração pública no Brasil.
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