Questões Enfermagem

A hipertensão é uma doença de grande impacto na sociedade atual, necessitando de atençã...

Responda: A hipertensão é uma doença de grande impacto na sociedade atual, necessitando de atenção por parte dos profissionais de enfermagem. São exemplos de cuidados para a aferição correta da pressão arter...


Q24594 | Enfermagem, Técnico de enfermagem, CHS, CETRO

A hipertensão é uma doença de grande impacto na sociedade atual, necessitando de atenção por parte dos profissionais de enfermagem. São exemplos de cuidados para a aferição correta da pressão arterial, exceto:
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 30/12/2024 04:38:24🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

Para a correta aferição da pressão arterial, é importante seguir uma série de cuidados e recomendações. Vamos analisar cada uma das opções:

a) ERRADO. A largura da bolsa de borracha do manguito deve corresponder a 40% da circunferência do braço e seu comprimento deve envolver pelo menos 80% do braço. Portanto, essa opção está incorreta.

b) CORRETO. Antes da aferição da pressão arterial, é recomendado que o paciente evite atividade física, alimentação, fumo, ingestão de bebida alcoólica ou café, pois esses fatores podem interferir nos resultados da medição.

c) CORRETO. Durante a aferição da pressão arterial, o paciente deve estar com a bexiga vazia e em silêncio, pois conversas podem alterar os resultados.

d) CORRETO. As orientações descritas nessa opção estão corretas para a posição sentada do paciente durante a aferição da pressão arterial.

e) CORRETO. O manguito deve ser posicionado acima da fossa anticubital, por volta de 2 a 3cm, centralizando a bolsa de borracha sobre a artéria braquial, conforme descrito na opção.

Portanto, a alternativa que não apresenta um cuidado correto para a aferição da pressão arterial é a letra a), pois a largura da bolsa de borracha do manguito deve corresponder a 40% da circunferência do braço e não a 60%.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.