Questões Arquivologia Protocolo

A rotina de protocolo compreende as seguintes ações: recebimento da correspondência ...

Responda: A rotina de protocolo compreende as seguintes ações: recebimento da correspondência (malotes, balcão, entre outros); separação da correspondência oficial da particular; colocação do carimbo de p...


Q259830 | Arquivologia, Protocolo, Técnico Judiciário Área Serviços Gerais, TRT 16a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A gestão de documentos compreende um conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes a produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos, em fases corrente e intermediária, visando à eliminação ou ao recolhimento para guarda permanente. Acerca desse assunto, julgue os itens que seguem.

A rotina de protocolo compreende as seguintes ações: recebimento da correspondência (malotes, balcão, entre outros); separação da correspondência oficial da particular; colocação do carimbo de protocolo; elaboração do resumo do assunto; e, por fim, encaminhamento ao setor de registro e movimentação.

Camila Duarte
Por Camila Duarte em 14/01/2025 17:08:50🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

A gestão de documentos é de extrema importância para as organizações, pois envolve todo o ciclo de vida dos documentos, desde a sua produção até o seu arquivamento definitivo.

No que se refere à rotina de protocolo, as ações mencionadas estão corretas. O protocolo é o setor responsável por receber, registrar e encaminhar os documentos dentro da organização. A separação da correspondência oficial da particular, a colocação do carimbo de protocolo, a elaboração do resumo do assunto e o encaminhamento ao setor de registro e movimentação são etapas essenciais para garantir a organização e o controle dos documentos.

Portanto, a afirmativa está correta ao descrever as ações da rotina de protocolo.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.