Questões Conhecimentos Gerais e Atualidades Saneamento Básico

Muitas doenças estão ligadas à falta de cobertura de saneamento, isto é, a deficiênc...

Responda: Muitas doenças estão ligadas à falta de cobertura de saneamento, isto é, a deficiências quanto à rede geral de esgoto, coleta de lixo e tratamento de água.


Q262689 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Saneamento Básico, Técnico Judiciário Telefonia, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Se fosse em um edifício, o administrador não teria sossego. Mas quando o condomínio mede 8,5 milhões de quilômetros quadrados e abriga 170 milhões de moradores, a situação se agrava. É o caso do Brasil. Divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Atlas do Saneamento mostra que no país há 102 milhões de pessoas sem acesso à rede de esgoto. Na região Norte, a situação é mais grave. Somente 2,4% dos municípios dispõem desse tipo de serviço.

Correio Braziliense, 23/3/2004, p. 15 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos às atuais condições sociais brasileiras.

Muitas doenças estão ligadas à falta de cobertura de saneamento, isto é, a deficiências quanto à rede geral de esgoto, coleta de lixo e tratamento de água.

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 03/01/2025 03:06:15🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

O texto menciona que no Brasil há 102 milhões de pessoas sem acesso à rede de esgoto, o que evidencia a falta de cobertura de saneamento básico. A ausência desse serviço está diretamente relacionada a diversas doenças, uma vez que o saneamento precário favorece a proliferação de agentes patogênicos e a contaminação do ambiente. Portanto, a afirmação de que muitas doenças estão ligadas à falta de cobertura de saneamento está correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.