
Por Sumaia Santana em 29/01/2025 10:19:21🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: Alternativa C
Se o volante de um carro não retorna automaticamente para a posição central após uma curva, geralmente está relacionado a algum defeito no sistema de direção ou com o alinhamento das rodas. O retorno automático do volante é uma função do sistema de direção assistida (hidráulica ou elétrica), combinado com o ângulo das rodas dianteiras que geram a força centrípeta responsável por fazer o volante voltar ao posicionamento original.
Em um carro desalinhado, as rodas não estão paralelas entre si nem ajustadas de modo a conseguir uma trajetória reta.
Quando o motorista freia e o volante puxa para um lado, normalmente é por causa de uma diferença na força de frenagem entre as rodas do mesmo eixo, no caso do volante, o eixo dianteiro. No caso do desalinhamento, as rodas não estão perfeitamente ajustadas e pode desgastar os pneus ou fazer com que a frenagem em uma das rodas seja mais intensa, gerando o “puxamento” para um dos lados.
Se o volante de um carro não retorna automaticamente para a posição central após uma curva, geralmente está relacionado a algum defeito no sistema de direção ou com o alinhamento das rodas. O retorno automático do volante é uma função do sistema de direção assistida (hidráulica ou elétrica), combinado com o ângulo das rodas dianteiras que geram a força centrípeta responsável por fazer o volante voltar ao posicionamento original.
Em um carro desalinhado, as rodas não estão paralelas entre si nem ajustadas de modo a conseguir uma trajetória reta.
Quando o motorista freia e o volante puxa para um lado, normalmente é por causa de uma diferença na força de frenagem entre as rodas do mesmo eixo, no caso do volante, o eixo dianteiro. No caso do desalinhamento, as rodas não estão perfeitamente ajustadas e pode desgastar os pneus ou fazer com que a frenagem em uma das rodas seja mais intensa, gerando o “puxamento” para um dos lados.