Questões História

Não há trabalho, nem gênero de vida no mundo mais parecido à cruz e à paixão de C...

Responda: Não há trabalho, nem gênero de vida no mundo mais parecido à cruz e à paixão de Cristo, que o vosso em um destes engenhos [...]. A paixão de Cristo parte foi de noite sem dormir, parte foi de...


Q265553 | História, Vestibular, USP, FUVEST

Não há trabalho, nem gênero de vida no mundo mais parecido à cruz e à paixão de Cristo, que o vosso em um destes engenhos [...]. A paixão de Cristo parte foi de noite sem dormir, parte foi de dia sem descansar, e tais são as vossas noites e os vossos dias. Cristo despido, e vós despidos; Cristo sem comer, e vós famintos; Cristo em tudo maltratado, e vós maltratados em tudo. Os ferros, as prisões, os açoites, as chagas, os nomes afrontosos, de tudo isto se compõe a vossa imitação, que, se for acompanhada de paciência, também terá merecimento e martírio[...]. De todos os mistérios da vida, morte e ressurreição de Cristo, os que pertencem por condição aos pretos, e como por herança, são os mais dolorosos.

P. Antônio Vieira, Sermão décimo quarto. In: I. Inácio & T. Lucca (orgs.). Documentos do Brasil colonial. São Paulo: Ática, 1993, p.73–75.

A partir da leitura do texto acima, escrito pelo padre jesuíta Antônio Vieira em 1633, pode–se afirmar, corretamente, que, nas terras portuguesas da América,

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 05/01/2025 05:42:15🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

No texto do padre jesuíta Antônio Vieira, percebemos uma tentativa de justificar a escravidão dos africanos com base na Bíblia. Ele compara a situação dos escravos nos engenhos com a paixão de Cristo, fazendo uma analogia entre o sofrimento dos escravos e o sofrimento de Cristo. Essa comparação sugere que a escravidão era vista como algo aceitável e até mesmo justificável à luz da religião.

Portanto, a alternativa correta é a letra c), que afirma que a Igreja Católica apoiava, com a maioria de seus membros, a escravidão dos africanos, tratando de justificá-la com base na Bíblia.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.