Questões História

Fui à terra fazer compras com Glennie. Há muitas casas inglesas, tais como celeiros ...

Responda: Fui à terra fazer compras com Glennie. Há muitas casas inglesas, tais como celeiros e armazéns não diferentes do que chamamos na Inglaterra de armazéns italianos, de secos e molhados, mas, em ge...


Q265791 | História, Vestibular, USP, FUVEST

Fui à terra fazer compras com Glennie. Há muitas casas inglesas, tais como celeiros e armazéns não diferentes do que chamamos na Inglaterra de armazéns italianos, de secos e molhados, mas, em geral, os ingleses aqui vendem suas mercadorias em grosso a retalhistas nativos ou franceses. (...) As ruas estão, em geral, repletas de mercadorias inglesas. A cada porta as palavras Superfino de Londres saltam aos olhos: algodão estampado, panos largos, louça de barro, mas,acima de tudo, ferragens de Birmingham, podem-se obter um pouco mais caro do que em nossa terra nas lojas do Brasil.
Maria Graham. Diário de uma viagem ao Brasil. São Paulo, Edusp, 1990, p. 230 (publicado originalmente em 1824). Adaptado.

Esse trecho do diário da inglesa Maria Graham refere se à sua estada no Rio de Janeiro em 1822 e foi escrito em 21 de janeiro deste mesmo ano. Essas anotações mostram alguns efeitos

David Castilho
Por David Castilho em 05/01/2025 06:06:10🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

O trecho do diário de Maria Graham faz referência à abertura dos portos do Brasil às nações amigas, decretada por D. João em 1808, após a chegada da família real portuguesa à América. Esse evento histórico permitiu a entrada de mercadorias estrangeiras no Brasil, principalmente inglesas, o que gerou um impacto significativo no comércio e na economia do país. A presença maciça de produtos ingleses nas ruas do Rio de Janeiro mencionada no texto é um reflexo direto dessa abertura dos portos e da influência comercial da Inglaterra na época.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.