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Estudiosos e formuladores de políticas públicas mencionam a necessidade de revisão d...

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Q266436 | Pedagogia, Todos os Cargos, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

Estudiosos e formuladores de políticas públicas mencionam a necessidade de revisão do currículo escolar para o melhor atendimento das peculiaridades de alunos com necessidades educacionais especiais incluídos em classes comuns do ensino regular. Considerando as perspectivas atuais relativas a currículo e educação inclusiva, assinale a opção correta.

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 05/01/2025 04:27:12🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

A questão aborda a importância da revisão do currículo escolar para atender adequadamente alunos com necessidades educacionais especiais incluídos em classes comuns do ensino regular, dentro do contexto da educação inclusiva. Vamos analisar cada opção:

a) Correta. As adaptações curriculares para alunos com necessidades educacionais especiais devem ser realizadas em três níveis: no projeto pedagógico (currículo escolar), relativas ao currículo da classe e individualizadas do currículo. Isso significa que é necessário adaptar o currículo escolar como um todo, o currículo da classe em que o aluno está inserido e também fazer adaptações específicas para atender às necessidades individuais de cada aluno.

b) Incorreta. O conceito de adaptação curricular envolve não apenas transformações de acessibilidade curricular, mas também modificações no planejamento pedagógico. É fundamental considerar que, nas classes comuns, há diversidade de alunos e é dever da escola promover uma educação inclusiva que atenda a todos.

c) Incorreta. No processo de adaptação curricular, não se trata apenas de oferecer um conteúdo mínimo comum a todos os alunos. O objetivo é garantir que todos os alunos tenham acesso ao currículo comum, adaptando-o conforme as necessidades individuais de cada um.

d) Incorreta. A adaptação curricular não se resume apenas em eliminar barreiras físicas das instituições de ensino, mas sim em promover mudanças no currículo, na metodologia de ensino e na avaliação para garantir a inclusão e o aprendizado de todos os alunos.

Portanto, a opção correta é a letra a), pois aborda corretamente os três níveis de adaptações curriculares necessários para atender alunos com necessidades educacionais especiais de forma inclusiva.
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