Texto associado. Chicungunha
Como se a dengue fosse pouco, bate à porta o vírus chicungunha, transmitido pelo mesmo mosquito.
No Brasil, o Ministério da Saúde contabilizou 337 casos no dia 11 de outubro, número que saltou para 824 em duas semanas, distribuídos principalmente entre Oiapoque, no Amapá, Feira de Santana e Riachão do Jacuípe, na Bahia.
A disseminação rápida é atribuída à ausência de imunidade na população e à distribuição dos mosquitos-vetores capazes de transmitir o vírus: Aedes aegypti e Aedes albopictus, os mesmos da dengue.
O nome chicungunha veio da língua Kimakonde, com o significado de “homem que anda arqueado", referência às dores articulares da enfermidade.
Como a história da dengue e da febre amarela, a do chicungunha é indissociável do comportamento humano. O aquecimento e a seca que assolaram o norte da África há 5 000 anos forçaram espécies ancestrais dos mosquitos a adaptar-se __________ ambientes __________ os homens armazenavam água.
A febre chicungunha , que emergiu na África, chegou __________ Ásia e __________ Américas.
O chicungunha já é uma ameaça para nós, como de-monstra a velocidade de disseminação na Bahia e no Amapá.
(Folha de S.Paulo, 15 nov. 2014. Adaptado)
Assinale a alternativa em que é correto completar a frase com a forma verbal há, assim como em – O aquecimento e a seca que assolaram o norte da África há 5 000 anos forçaram espécies ancestrais…
a) O vírus chicungunha só foi reconhecido _____ partir dos anos 1950.
b) Depois de um período médio de incubação de três _____ sete dias, surgem: febre alta, cefaleia e dores musculares.
c) Pelo menos 30% da população será infectada, _____ menos que se adotem medidas intensivas de combate ao mosquito.
d) Ao contrário da dengue, porém, _____ infecção pelo chicungunha causa doença em 72 a 95% das pessoas picadas pelo mosquito infectado.
e) O tráfico de escravos africanos se encarregou, _____ alguns séculos, de espalhar pelo mundo o mosquito e os vírus que o infectavam.