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Ao formular uma proposta educacional ....... centro estaria a ecologia, o autor do ...

Responda: Ao formular uma proposta educacional ....... centro estaria a ecologia, o autor do texto ressalta a importância ...... se vêm revestindo os estudos do meio. Preenchem adequa...


Q27998 | Português, Procurador Legislativo, Câmara de São Paulo SP, FCC

Texto associado.
Educação e ecologia

     Dentro de um projeto educacional consistente, a ecologia teria uma dupla face: a de ciência multidisciplinar por natureza e a de antídoto contra a ideologia do crescimento bruto, deformação
grotesca do ideal desenvolvimentista. Em face da destruição do ambiente, a escola deveria induzir o aluno a perguntar: o que o capital está fazendo com a nossa casa, a nossa paisagem, a nossa cidade?
     Parar para pensar: esse também seria o lema de um currículo que poderia explorar a fundo o  significado e a prática dos direitos humanos. A disciplina central, aqui, é sempre a História, que ilumina as ciências sociais, da economia à política, da antropologia à sociologia. A educação existe para nos dar renovado ânimo em face de um cotidiano que timbra em nos desanimar.
Ao formular uma proposta educacional ....... centro estaria a ecologia, o autor do texto ressalta a importância ...... se vêm revestindo os estudos do meio.

Preenchem adequadamente as lacunas da frase acima, na ordem dada:
camila silva
Por camila silva em 03/07/2017 21:21:03
O pronome relativo cujo serve para criar uma relação de posse e acompanha o substantivo. Ele aparece na frase como adjunto adnominal ou complemento nominal. Não se usa artigo depois do pronome cujo. Caso a palavra seguinte seja feminina ou esteja no plural, deve-se utilizar as variações cuja, cujas ou cujos. Exemplo: "Não gosto de restaurantes caros. Os donos dos restaurantes caros são muito esnobes. Não gosto de restaurantes caros, cujos donos são muito esnobes".
Embora seja comum a omissão da preposição de, sendo já essa omissão aceita pelos falantes da língua, a preposição de deverá estar presente nessas palavras, segundo as regras da regência verbal e nominal, introduzindo um complemento preposicionado.
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