Questões Português

Considere as afirmações que seguem. I. Pode-se inferir que...

Responda: Considere as afirmações que seguem. I. Pode-se inferir que o autor considera Harvard uma boa universidade. II. De acordo com o texto, a Índia est&...


Q2818 | Português, Auxiliar de Promotoria, MP SP, IBFC

Texto associado.
Para as questões de 1 a 5, leia o texto abaixo, de Gilberto Dimenstein.

A lição do menino milionário

Um garoto inglês fez um trabalho escolar para resolver um problema comum: saber quem está tocando a campainha de sua casa mesmo que a pessoa esteja fora. Solução: a campainha aciona o celular (o detalhamento está no www.catracalivre.com.br). A invenção ganhou vida, o produto vai ser comercializado em setembro próximo --e o garoto até o próximo ano, a julgar pelas encomendas, será um dos milionários mais novos do mundo.
Esse é um bom jeito de se encarar o futuro da educação. Há cada vez mais acesso a informação fora da escola, que não consegue acompanhar o ritmo das descobertas. A maioria dos professores se sente intimidada com o ritmo do conhecimento, distanciando-se dos seus alunos.

Além disso, as novas gerações aprendem coisas na base da tentativa e erro. Uma experiência na Índia (também detalhada no Catraca Livre) mostra bem isso: deixaram o computador livre numa área da escola, sem nenhum professor ou tutor. Logo se viu como os meninos e meninas aprendiam sozinhas.
Vejo aqui em Harvard, uma usina de quase adolescentes que viram milionários com seus projetos (pessoal do Facebook, por exemplo). Muita gente nem espera acabar o curso porque já está criando uma empresa. Dois exemplos: Bill Gates e Steve Jobs.

Saber como responder a essa velocidade é um dos maiores desafios da educação. A resposta para mim passa pelo seguinte: a escola é parte da resposta. O essencial é que o jovem viva numa comunidade de aprendizagem em que possa experimentar e aprender em diferentes lugares.
Portanto, um dos mais importantes papéis da escola, além de ajudar o estudante a se guiar pelas possibilidades de aprendizagem nos mais diferentes lugares (a começar dos virtuais) é desenvolver o prazer do empreendedorismo.
Considere as afirmações que seguem.

I. Pode-se inferir que o autor considera Harvard uma boa universidade.

II. De acordo com o texto, a Índia está mais desenvolvida do que o Brasil porque investe no uso de computadores para os jovens.

Está correto o que se afirma em:
Usuário
Por Thalita Eliziário Menezes Matias em 25/05/2013 00:48:39
Discordo do gabarito dessa questão, pois em nenhum momento o autor teceu comentários sobre Harvard. Afirmar que ele a considera uma boa universidade, seria cometer um dos principais erros de interpretação de texto, conhecido como extrapolar.
Usuário
Por Allan Warley Barreto da Silva em 11/11/2013 22:06:39
Creio que podemos inferir que o autor considera Harvard uma boa universidade porque ele está resaltando o fato de que lá eles dão a oportunidade de os alunos terem liberdade para aprenderem sozinhos...e sendo assim acabam formando vários milhonários sem nem se quer terminarem o curso, pelo menos eu entendi assim kk
Usuário
Por Alexandre Galo em 27/03/2014 11:46:38
Na fica claro no texto a indicacao q Harvad e uma boa universidade... discordo do gabarito.
Usuário
Por Bruno Martins em 24/04/2014 11:18:16
Justamente por isso a questão pede para inferir/ deduzir, pois realmente não esta claro no texto.
Usuário
Por julio vargas em 27/04/2014 04:29:21
Discordo do gabarito, pois da leitura do texto extrai-se que a iniciativa parte dos alunos e, por isso, o autor considera a universidade uma "usina" e não o contrário (a universidade é uma usina porque de lá saem grandes empreendedores).
Usuário
Por Rene da Silva Oliveira em 06/05/2014 18:22:18
tbm discordo, eu entendi que o autor citou Harvard como um exemplo, até porque não é só em Harvard que existe jovens gênios, e o "menino milionário" que é o assunto principal do texto nem é de Harvard.
Usuário
Por ANTONIO CARLOS DOS SANTOS em 24/05/2014 15:52:11
Concordo plenamente que o autor não citou Harvard como uma boa faculdade,ele apenas deu um exemplo,de que jovens atuam em faculdade e muitas vezes não terminam os cursos,pois antes mesmo de os terminarem já estão ganhando fortunas,mas fica claro que o mesmo não cita que esta escola é boa,porque o texto do Menino Inglês não é desta faculdade.
Rodolpho Cabral
Por Rodolpho Cabral em 27/01/2015 11:44:11
Pode-se inferir, concluir.
Usuário
Por Lorena Abritta em 05/03/2015 11:49:19
Tbm discordo do gabarito. Em momento expressa o que pensa sobre Havard. Apenas cita como exemplo, por ser conhecida.
Usuário
Por Miguel Antunes Santos em 17/03/2016 18:46:59
Claro que pode-se se inferir que o autor considera Harvard uma boa universidade. Ele trabalha lá.
Usuário
Por Rafael L L em 21/07/2023 11:21:19
Como de costume, questões de interpretação de texto são altamente subjetivas e, desta forma, nos fazem errar
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.