
Por GEICIMARIA DE NAZARE CASTRO DA SILVA em 24/12/2022 22:09:50
Os conteúdos curriculares da Educação Básica observarão, ainda, as
seguintes diretrizes:
I - a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e
deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática;
II - consideração das condições de escolaridade dos estudantes em cada
estabelecimento;
III - orientação para o trabalho;
IV - promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas nãoformais.
seguintes diretrizes:
I - a difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos e
deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática;
II - consideração das condições de escolaridade dos estudantes em cada
estabelecimento;
III - orientação para o trabalho;
IV - promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas nãoformais.

Por GEICIMARIA DE NAZARE CASTRO DA SILVA em 24/12/2022 22:10:22
O projeto político-pedagógico, nomeado na LDB como proposta ou projeto
pedagógico, representa mais do que um documento. É um dos meios de viabilizar a escola
democrática e autônoma para todos, com qualidade social. Autonomia pressupõe liberdade e
capacidade de decidir a partir de regras relacionais. O exercício da autonomia administrativa e
pedagógica da escola pode ser traduzido como a capacidade de governar a si mesmo, por
meio de normas próprias.
pedagógico, representa mais do que um documento. É um dos meios de viabilizar a escola
democrática e autônoma para todos, com qualidade social. Autonomia pressupõe liberdade e
capacidade de decidir a partir de regras relacionais. O exercício da autonomia administrativa e
pedagógica da escola pode ser traduzido como a capacidade de governar a si mesmo, por
meio de normas próprias.

Por GEICIMARIA DE NAZARE CASTRO DA SILVA em 24/12/2022 22:14:05
Art. 3º As Diretrizes Curriculares Nacionais específicas para as etapas e modalidades
da Educação Básica devem evidenciar o seu papel de indicador de opções políticas, sociais,
culturais, educacionais, e a função da educação, na sua relação com um projeto de Nação,
tendo como referência os objetivos constitucionais, fundamentando-se na cidadania e na
dignidade da pessoa, o que pressupõe igualdade, liberdade, pluralidade, diversidade, respeito,
justiça social, solidariedade e sustentabilidade
da Educação Básica devem evidenciar o seu papel de indicador de opções políticas, sociais,
culturais, educacionais, e a função da educação, na sua relação com um projeto de Nação,
tendo como referência os objetivos constitucionais, fundamentando-se na cidadania e na
dignidade da pessoa, o que pressupõe igualdade, liberdade, pluralidade, diversidade, respeito,
justiça social, solidariedade e sustentabilidade