Questões Pedagogia

A autonomia responsável da escola é concretizada em instituições que permitem a autocrí...

Responda: A autonomia responsável da escola é concretizada em instituições que permitem a autocrítica de suas práticas e que deixem de ser congeladas numa postura autoritária e por vezes terrorista de prova,...


Q28864 | Pedagogia, Auxiliar de Serviços Educacionais, Prefeitura de Bela Vista MG, FUNDEP

A autonomia responsável da escola é concretizada em instituições que permitem a autocrítica de suas práticas e que deixem de ser congeladas numa postura autoritária e por vezes terrorista de prova, reprovação e submissão.

A partir da ideia do texto, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, estabelecendo as relações que caracterizem a referida autonomia.

COLUNA I 
1. Colegiado escolar
2. Conselho de classe
3. Avaliação e recuperação ao longo do processo da aprendizagem

COLUNA II
( ) Permite à escola conhecer os avanços e as dificuldades dos alunos no momento em que os conteúdos estão sendo desenvolvidos.
( ) Permite a aprovação do regimento e da proposta pedagógica pelos representantes da comunidade escolar.
( ) Permite aos professores e alunos reverem suas práticas docentes e discentes a partir das avaliações internas e externas.
( ) Permite o uso dos recursos pedagógicos da progressão continuada e da reclassificação dos alunos, sem retrocesso.

Assinale a sequência CORRETA.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 04/01/2025 13:44:12🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

A autonomia responsável da escola, conforme mencionado no texto, está relacionada à capacidade da instituição de realizar autocrítica em suas práticas, evitando posturas autoritárias e permitindo a avaliação contínua do processo de aprendizagem dos alunos.

Analisando as relações estabelecidas entre a COLUNA I e a COLUNA II, temos:

1. Colegiado escolar - Permite a aprovação do regimento e da proposta pedagógica pelos representantes da comunidade escolar.
2. Conselho de classe - Permite aos professores e alunos reverem suas práticas docentes e discentes a partir das avaliações internas e externas.
3. Avaliação e recuperação ao longo do processo da aprendizagem - Permite à escola conhecer os avanços e as dificuldades dos alunos no momento em que os conteúdos estão sendo desenvolvidos.

Portanto, a sequência correta é: 3 1 2 3, o que corresponde à alternativa b).