Questões Português

NÃO constitui característica da criança apontada pelo texto

Responda: NÃO constitui característica da criança apontada pelo texto


Q28970 | Português, Recepcionista, Prefeitura de Betim MG

Texto associado.
Publicidade infantil: entenda quais são os perigos

     Por ser um público extremamente sugestionável, persuadido com facilidade, as crianças são vistas pelas empresas como parte relevante do mercado. Para o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), tendo como base o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor, a publicidade direcionada ao público infantil é abusiva pois se aproveita da deficiência de julgamento da criança. O Conselho Federal de Psicologia afirma que “além da menor experiência de vida e de menor acúmulo de conhecimentos, a criança ainda não possui a sofisticação intelectual para abstrair as leis (físicas e sociais) que regem esse mundo, para avaliar criticamente os discursos que outros fazem a seu respeito".
     Segundo a advogada do Idec Mariana Ferraz, a criança é muito sensível às práticas de marketing. A problemática fica ainda maior quando a publicidade estimula padrões de consumo alimentares não saudáveis.
     No caso do setor alimentício, muitas empresas lançam mão de práticas desleais, como a associação da alimentação a brinquedos, ou utilização de linguagem lúdica própria ao universo infantil em suas peças publicitárias. “A OMS (Organização Mundial da Saúde) já se pronunciou pela necessidade da regulação da publicidade de alimentos e, em 2012, a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) publicou recomendações http://www.idec.org.br/em-acao/em-foco/idec-cobra-do-governo-regulaco-da-publicidade-infantil para a regulação da publicidade de alimentos não saudáveis direcionada às crianças. Resta que os governos adotem essas recomendações e implementem políticas para regrar a publicidade direcionada às crianças", afirma a advogada.
     Desde 2005, a OMS reconhece a comercialização de alimentos não saudáveis para a população infantil como um fator que contribui para o aumento dos níveis de obesidade e sobrepeso. Embora alguns acordos diretos com empresas do setor alimentício tenham sido fechados, o órgão tem ressaltado que cabe aos governos a responsabilidade de garantir a tomada de medidas efetivas, bem como o monitoramento dos acordos de restrição da publicidade de alimentos não saudáveis voltados às crianças.
     “O Idec entende que toda publicidade que tem o público infantil como interlocutor desrespeita o princípio da identificação, pois a criança não tem condições de analisar criticamente o interesse mercadológico que existe por trás da informação direcionada a ela. Por ser hipervulnerável às práticas de marketing, esse público merece especial proteção", defende Mariana.

Disponível em http://www.idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/publicidade-infantil-entenda-quais-so-os-perigos Acesso em 04 set. 2015.
NÃO constitui característica da criança apontada pelo texto
David Castilho
Por David Castilho em 30/12/2024 05:16:01🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)

O texto aborda a questão da publicidade direcionada ao público infantil e os perigos associados a essa prática. Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e o Conselho Federal de Psicologia, a publicidade voltada para crianças é considerada abusiva, pois se aproveita da vulnerabilidade e da falta de discernimento desse público.

No contexto da criança, as características destacadas no texto são:

a) Incapacidade de julgamento: A criança é descrita como tendo deficiência de julgamento, o que a torna suscetível à persuasão da publicidade.

b) Dificuldade para realizar abstrações: A criança ainda não possui a sofisticação intelectual necessária para abstrair as leis que regem o mundo e avaliar criticamente os discursos publicitários.

c) Vulnerabilidade às práticas de marketing: A sensibilidade da criança às estratégias de marketing é ressaltada, tornando-a um alvo fácil para influências externas.

d) Interesse em explorar e experimentar: Esta característica não é mencionada no texto. Pelo contrário, a preocupação está relacionada à influência da publicidade na formação de padrões de consumo não saudáveis.

Portanto, a alternativa correta, que não constitui uma característica da criança apontada no texto, é a letra d) interesse em explorar e experimentar.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.