Questões Português

Numa reunião de conselho de classe, algumas professoras teceram comentários sobre os as...

Responda: Numa reunião de conselho de classe, algumas professoras teceram comentários sobre os aspectos cognitivos da leitura: I. A professora A disse que sempre leva em consideração o conheci...


Q29100 | Português, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Numa reunião de conselho de classe, algumas professoras teceram comentários sobre os aspectos cognitivos da leitura:

I. A professora A disse que sempre leva em consideração o conhecimento prévio do aluno, ou seja, na compreensão de um texto ela privilegia o que o leitor já sabe e o conhecimento que ele adquiriu ao longo de sua vida, além de ativar o conhecimento linguístico e o conhecimento textual durante a leitura.
II. A professora B admitiu reconhecer que vários níveis de conhecimento entram em jogo durante a leitura e, por isso, permite que seus alunos, quando leem, façam inferências por si, razão pela qual ela procura não interferir nas suas conclusões.
III. A professora C comentou que valoriza mais o conhecimento linguístico, o conhecimento textual, e em menor escala, o conhecimento de mundo do aluno, porque eles é que precisam ser ativados durante a leitura, para que o leitor chegue ao momento da compreensão do que lê.

De acordo com as concepções de Ângela Kleiman sobre as relações entre texto e leitor, está CORRETO o que se afirma em:
Usuário
Por Bruna mello em 03/03/2018 19:19:28
quem é Ângela Kleiman? precisava de algum conhecimento especifico para este cargo para resolver essa questão?
Usuário
Por MARINES MARIA NUNES em 07/03/2018 21:18:08
A II TAMBÉM ESTÁ CORRETA, PORTANTO A RESPOSTA CERTA SERIA A D.
CONCEPÇÕES DE ÂNGELA KLEIMAN EM SUA OBRA: TEXTO E LEITOR: ASPECTOS COGNITIVOS DA LEITURA.

"Em um primeiro momento, a autora conceitua o conhecimento linguístico como aquele que abrange o vocabulário, as regras gramaticais, enfim, o uso da língua. A partir disso, ela apresenta um exemplo que ilustra a importância desse conhecimento à leitura. Na sequência, Kleiman ressalta que o conhecimento linguístico desempenha um papel central no processamento do texto, atividade pela qual as palavras são combinadas.

A pesquisadora revela que se houver problemas no processamento do texto, ou seja, se o leitor for incapaz de chegar à compreensão por meio de um nível de informação, ele ativa outros tipos de conhecimento para compensar as falhas momentâneas. A autora também define o conhecimento linguístico, como um componente do chamado conhecimento prévio sem o qual a compreensão não é possível."

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.