Questões Administração Geral Abordagem Humanística da Administração

A Teoria das Relações Humanas nasceu da necessidade de corrigir a forte tendência à des...

Responda: A Teoria das Relações Humanas nasceu da necessidade de corrigir a forte tendência à desumanização do trabalho com a aplicação de métodos rigorosos, científicos e precisos aos quais os trabalhadores...


A Teoria das Relações Humanas nasceu da necessidade de corrigir a forte tendência à desumanização do trabalho com a aplicação de métodos rigorosos, científicos e precisos aos quais os trabalhadores tinham de se submeter. O aparecimento da Teoria das Relações Humanas deve-se à necessidade de humanizar e democratizar a Administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida. Nesse sentido, a Teoria das Relações Humanas foi um movimento voltado à democratização dos conceitos administrativos. Com o desenvolvimento das ciências humanas, principalmente da Psicologia e da Sociologia, a crescente influência da Teoria das Relações Humanas e suas primeiras aplicações à organização industrial vieram demonstrar a inadequação dos princípios da Teoria Clássica. Assinale a alternativa que CONTRARIA a Teoria das Relações Humanas e se enquadra na Teoria Clássica da Administração.
Foto de perfil Camila Duarte
Por Camila Duarte em 06/01/2025 01:54:18🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)

A Teoria das Relações Humanas surgiu como uma reação à abordagem da Teoria Clássica da Administração, que enfatizava a visão mecanicista das organizações, tratando os trabalhadores como peças de uma máquina e focando na divisão do trabalho e na autoridade centralizada.

Portanto, a alternativa que contraria a Teoria das Relações Humanas e se enquadra na Teoria Clássica da Administração é a prática de autoridade centralizada e não a delegação de autoridade. Na Teoria Clássica, a autoridade centralizada era um dos princípios fundamentais, enquanto a Teoria das Relações Humanas defende a descentralização e a delegação de autoridade como forma de valorizar a participação e o desenvolvimento dos colaboradores.