
Por Marcos de Castro em 07/01/2025 10:03:39🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)
Adaptações de acesso ao currículo são estratégias utilizadas para garantir que todos os alunos tenham condições de participar ativamente do processo de ensino e aprendizagem, respeitando suas diferenças e necessidades individuais.
No caso das medidas apresentadas:
I- Criar condições físicas, ambientais e materiais para o aluno na sua unidade escolar de atendimento: Essa medida visa garantir que o ambiente escolar esteja adequado para receber o aluno, considerando suas necessidades específicas, como por exemplo, adaptações na estrutura física da escola para facilitar a locomoção de alunos com deficiência.
II- Propiciar os melhores níveis de comunicação e interação com as pessoas com as quais convive na comunidade escolar: Essa medida busca promover a inclusão social do aluno, garantindo que ele tenha oportunidades de interagir e se comunicar com os colegas, professores e demais membros da comunidade escolar.
III- Fornecer ou atuar para a aquisição dos equipamentos e recursos materiais específicos necessários: Essa medida consiste em disponibilizar os recursos materiais necessários para garantir a participação do aluno no processo educacional, como por exemplo, materiais adaptados para alunos com deficiência visual ou auditiva.
Portanto, as medidas I, II e III são adaptações de acesso ao currículo, garantindo que o aluno tenha igualdade de oportunidades e acesso a uma educação de qualidade.
Adaptações de acesso ao currículo são estratégias utilizadas para garantir que todos os alunos tenham condições de participar ativamente do processo de ensino e aprendizagem, respeitando suas diferenças e necessidades individuais.
No caso das medidas apresentadas:
I- Criar condições físicas, ambientais e materiais para o aluno na sua unidade escolar de atendimento: Essa medida visa garantir que o ambiente escolar esteja adequado para receber o aluno, considerando suas necessidades específicas, como por exemplo, adaptações na estrutura física da escola para facilitar a locomoção de alunos com deficiência.
II- Propiciar os melhores níveis de comunicação e interação com as pessoas com as quais convive na comunidade escolar: Essa medida busca promover a inclusão social do aluno, garantindo que ele tenha oportunidades de interagir e se comunicar com os colegas, professores e demais membros da comunidade escolar.
III- Fornecer ou atuar para a aquisição dos equipamentos e recursos materiais específicos necessários: Essa medida consiste em disponibilizar os recursos materiais necessários para garantir a participação do aluno no processo educacional, como por exemplo, materiais adaptados para alunos com deficiência visual ou auditiva.
Portanto, as medidas I, II e III são adaptações de acesso ao currículo, garantindo que o aluno tenha igualdade de oportunidades e acesso a uma educação de qualidade.