
Por David Castilho em 03/01/2025 04:06:14🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)
Segundo Zabalza (1998), a criança é considerada competente e traz consigo vivências e destrezas ao entrar na escola. A escola deve aproveitar essas experiências como alicerces para o desenvolvimento da criança, pensando nela como um sujeito potente. Isso significa que a criança não é vista como um ser vazio, mas sim como alguém capaz e com conhecimentos prévios que podem ser explorados e enriquecidos no ambiente escolar.
Essa abordagem valoriza a criança como sujeito ativo no processo educativo, reconhecendo sua capacidade de aprender e se desenvolver a partir de suas próprias experiências e saberes. Dessa forma, a escola infantil precisa estar atenta a essas características da criança, promovendo um ambiente que estimule seu potencial e sua autonomia.
Segundo Zabalza (1998), a criança é considerada competente e traz consigo vivências e destrezas ao entrar na escola. A escola deve aproveitar essas experiências como alicerces para o desenvolvimento da criança, pensando nela como um sujeito potente. Isso significa que a criança não é vista como um ser vazio, mas sim como alguém capaz e com conhecimentos prévios que podem ser explorados e enriquecidos no ambiente escolar.
Essa abordagem valoriza a criança como sujeito ativo no processo educativo, reconhecendo sua capacidade de aprender e se desenvolver a partir de suas próprias experiências e saberes. Dessa forma, a escola infantil precisa estar atenta a essas características da criança, promovendo um ambiente que estimule seu potencial e sua autonomia.