A área de recursos humanos (RH) evoluiu ao longo dos anos, de um modelo de gestão de departamento pessoal burocrático, preocupado em gerir a folha de pagamento e contratações, para um modelo de gestão estratégica, em que as pessoas são vistas como ativos pertencentes à organização e fundamentais para o sucesso desta. Se antes essa área se envolvia apenas com os processos administrativos formais, hoje, ela tem um papel muito importante nas organizações, um papel estratégico. Conforme Chiavenato (1999), a área de RH envolve os seguintes processos:
1. Provisão.
2. Aplicação.
3. Remuneração.
4. Desenvolvimento.
5. Manutenção.
6. Monitoração.
Relacione adequadamente os processos apresentados com os tópicos a seguir.
( ) Relações trabalhistas, higiene, segurança, qualidade de vida no trabalho.
( ) Recrutamento e seleção das pessoas. O RH deve ter critérios de seleção bem definidos, para que este processo ocorra da melhor forma possível.
( ) Salários, programas de incentivos, benefícios têm muito a ver com a valorização do trabalhador.
( ) Ações de treinamento, formação e educação. Para que a organização seja competitiva é necessário investir na qualificação das pessoas, pois são elas que trazem os resultados esperados.
( ) Atividades de registros, de manutenção dos bancos de dados e dos sistemas de informações de RH, controles, frequência, produtividade, balanço social e auditoria em recursos humanos.
( ) Envolve a orientação, a modelagem de cargos e a avaliação de desempenho. Este processo é fundamentalmente estratégico para a organização, pois se refere aos ajustes que são necessários de se fazer e imprescindíveis para um bom desempenho dos funcionários e da organização como um todo.
A sequência está correta em