Questões Pedagogia Organização do Trabalho na Escola

Frequentemente, as discussões sobre o fracasso escolar referem-se ao erro do aprendi...

Responda: Frequentemente, as discussões sobre o fracasso escolar referem-se ao erro do aprendiz, às suas causas e à sua natureza. Inverter a perspectiva, e pensar no erro como sinônimo de inadequação da i...


Q320487 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Frequentemente, as discussões sobre o fracasso escolar referem-se ao erro do aprendiz, às suas causas e à sua natureza. Inverter a perspectiva, e pensar no erro como sinônimo de inadequação da instituição escolar é também uma necessidade, é talvez a questão crucial. Diante disso, é possível supor que a escola erre de três maneiras diferentes por:

I. desconhecimento das características as várias fases do desenvolvimento humano.

II. adotar as diretrizes curriculares que constam do projeto pedagógico da escola.

III. considerar ideias do segmento cultural que contextua os aprendizes concretos.

IV. levar em conta as histórias de vida próprias de cada um.

V. exigências de conteúdo das provas nacionais aplicadas em larga escala.

Está correto o que se afirma APENAS em

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 08/01/2025 19:29:15🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

Neste texto, é abordada a questão do fracasso escolar e a relação do erro do aprendiz com possíveis inadequações da instituição escolar. São apresentadas cinco maneiras pelas quais a escola pode errar:

I. Desconhecimento das características das várias fases do desenvolvimento humano.
II. Adotar as diretrizes curriculares que constam do projeto pedagógico da escola.
III. Considerar ideias do segmento cultural que contextualiza os aprendizes concretos.
IV. Levar em conta as histórias de vida próprias de cada um.
V. Exigências de conteúdo das provas nacionais aplicadas em larga escala.

Analisando as afirmativas, podemos concluir que estão corretas apenas as opções I, III e IV. Portanto, a resposta correta é a alternativa c) I, III e IV.

É importante destacar a importância de a escola considerar as características individuais dos alunos, suas histórias de vida e o contexto cultural em que estão inseridos para promover uma educação mais inclusiva e eficaz.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.