Questões Pedagogia Bases Psicológicas da Aprendizagem

Se aceitarmos que tudo que é suscetível de ser aprendido pode ser considerado co...

Responda: Se aceitarmos que tudo que é suscetível de ser aprendido pode ser considerado conteúdo de aprendizagem, podemos concluir que as intenções ou propósitos educativos manifestam-se na importânci...


Q320886 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Se aceitarmos que tudo que é suscetível de ser aprendido pode ser considerado conteúdo de aprendizagem, podemos concluir que as intenções ou propósitos educativos manifestam-se na importância atribuída a cada um dos possíveis conteúdos educativos.

(Antoni Zabala, 1997)

A concepção tradicional de aprendizagem concebe o "conteúdo de aprendizagem", na maior parte das vezes, como informações que o estudante deve aprender. Considerando um enfoque construtivista de ensino-aprendizagem (expresso no trecho acima), podemos afirmar que esses conteúdos devem abranger aspectos:

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 10/01/2025 07:34:46🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

No enfoque construtivista de ensino-aprendizagem, os conteúdos de aprendizagem devem abranger não apenas aspectos conceituais, mas também aspectos procedimentais e atitudinais.

- Conteúdos conceituais referem-se aos conceitos, ideias, princípios, teorias, ou seja, o conhecimento teórico.
- Conteúdos procedimentais dizem respeito às habilidades, competências, técnicas, métodos, ou seja, o conhecimento prático.
- Conteúdos atitudinais envolvem os valores, atitudes, crenças, emoções, ou seja, o conhecimento relacionado a posturas e comportamentos.

Portanto, a alternativa correta é a letra c), que abrange os três tipos de conteúdos: conceituais, procedimentais e atitudinais.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.