
Por Marcos de Castro em 05/01/2025 17:49:16🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)
No contexto da gestão democrática na escola, a alternativa correta é a letra b).
A gestão democrática na escola propõe que a escola seja concebida como uma organização social inserida em um contexto local, com identidade e cultura próprias. Nesse sentido, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola deve ser construído de forma participativa, ou seja, com a colaboração e envolvimento de toda a comunidade escolar, incluindo gestores, professores, alunos, pais e funcionários.
O PPP é um documento que reúne as diretrizes e metas da instituição, orientando as ações a serem desenvolvidas no âmbito pedagógico, administrativo e de gestão. Sua construção coletiva garante que as decisões tomadas estejam alinhadas com as necessidades e realidades da comunidade escolar, promovendo uma educação de qualidade e mais próxima da realidade dos estudantes.
Portanto, a gestão democrática valoriza a participação de todos os envolvidos no processo educativo, buscando a construção de uma escola mais inclusiva, participativa e comprometida com a formação integral dos alunos.
No contexto da gestão democrática na escola, a alternativa correta é a letra b).
A gestão democrática na escola propõe que a escola seja concebida como uma organização social inserida em um contexto local, com identidade e cultura próprias. Nesse sentido, o Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola deve ser construído de forma participativa, ou seja, com a colaboração e envolvimento de toda a comunidade escolar, incluindo gestores, professores, alunos, pais e funcionários.
O PPP é um documento que reúne as diretrizes e metas da instituição, orientando as ações a serem desenvolvidas no âmbito pedagógico, administrativo e de gestão. Sua construção coletiva garante que as decisões tomadas estejam alinhadas com as necessidades e realidades da comunidade escolar, promovendo uma educação de qualidade e mais próxima da realidade dos estudantes.
Portanto, a gestão democrática valoriza a participação de todos os envolvidos no processo educativo, buscando a construção de uma escola mais inclusiva, participativa e comprometida com a formação integral dos alunos.