Questões Pedagogia A Supervisão Concepção e Prática

“Etimologicamente, supervisão significa ‘visão sobre’, e da sua origem traz o viés d...

Responda: “Etimologicamente, supervisão significa ‘visão sobre’, e da sua origem traz o viés da administração, que a faz ser entendida como gerência para controlar o executado. Dessa forma, quando transpo...


Q320981 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV

“Etimologicamente, supervisão significa ‘visão sobre’, e da sua origem traz o viés da administração, que a faz ser entendida como gerência para controlar o executado. Dessa forma, quando transposta para a educação, passou a ser exercida como função de controle no processo educacional.” (FERREIRA, 2008, pág. 238). Porém, outra perspectiva de supervisão vem tomando vulto. Celso Vasconcellos afirma que “Ser supervisor não é fiscal de professor, não é dedo-duro [...] não é pombo-correio [...] não é coringa/tarefeiro/quebra-galho/salva-vidas[...] não é tapa buraco, não é burocrata[...] não é de gabinete, não é dicário [...] não é generalista que entende quase nada de quase tudo.” (VASCONCELLOS, 2006, p.86.).

Nessa perspectiva, o trabalho do supervisor sofre uma ressignificação, cujo princípio norteador deve ser:

David Castilho
Por David Castilho em 03/01/2025 04:15:05🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

Nesse texto, é apresentada uma reflexão sobre a função do supervisor educacional, destacando a importância de uma abordagem crítico-reflexiva em relação ao trabalho docente.

O supervisor, de acordo com Celso Vasconcellos, não deve ser visto apenas como um fiscal ou controlador, mas sim como alguém que estimula e sustenta o trabalho do professor. Ele não deve apenas cobrar o cumprimento de normas e regulamentos, mas sim atuar de forma colaborativa, auxiliando no desenvolvimento das práticas pedagógicas.

Portanto, a ressignificação do trabalho do supervisor deve ser pautada em uma ação crítico-reflexiva junto ao professor, assumindo uma postura de estimulador e sustentador do trabalho docente. Essa abordagem visa promover a melhoria contínua da prática educativa, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos docentes e para a qualidade do ensino oferecido aos alunos.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.