Questões Pedagogia Currículo e Construção do Conhecimento

As narrativas contidas no currículo, explícita ou implicitamente, corporificam noçõe...

Responda: As narrativas contidas no currículo, explícita ou implicitamente, corporificam noções particulares sobre conhecimento, sobre formas de organização da sociedade e sobre os diferentes grupos socia...


Q321030 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL

As narrativas contidas no currículo, explícita ou implicitamente, corporificam noções particulares sobre conhecimento, sobre formas de organização da sociedade e sobre os diferentes grupos sociais e representam os diferentes grupos sociais de forma diferente. Enquanto as formas de vida e a cultura de alguns grupos são valorizadas e instituídas como cânon, as de outros são desvalorizadas e proscritas. Assim, contam histórias que fixam noções particulares sobre gênero, raça, classe - noções que acabam também nos fixando em posições muito particulares (SILVA, 2005, p. 195). Segundo o autor, as narrativas contidas no currículo contribuem para:

I. o entendimento de que o currículo vincula-se a aspectos políticos inerentes às relações de poder que acentuam as desigualdades étnico-raciais e de gênero;

II. a superação das desigualdades instituídas em relação às questões étnico-raciais e de gênero;

III. a compreensão de que o currículo representa, de forma igualitária, os diferentes grupos sociais.

Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 13/01/2025 00:00:26🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) I, apenas.

O trecho apresentado aborda a influência das narrativas contidas no currículo na perpetuação de desigualdades étnico-raciais e de gênero. Segundo o autor, as narrativas presentes no currículo acabam valorizando alguns grupos sociais em detrimento de outros, o que reforça estereótipos e desigualdades.

Portanto, a única afirmativa correta é a de que as narrativas contidas no currículo estão vinculadas a aspectos políticos inerentes às relações de poder que acentuam as desigualdades étnico-raciais e de gênero (afirmativa I). As demais afirmativas (II e III) não condizem com o que foi discutido no texto.
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