Questões Pedagogia

Referindo-se às concepções de supervisão educacional, presentes na história recente ...

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Q321108 | Pedagogia, Supervisor Educacional, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Referindo-se às concepções de supervisão educacional, presentes na história recente da educação brasileira, Rangel (1999) afirma:

"Quando se sonha, traduz-se o que se quer, o que se gostaria, o que se idealiza, mas também o que toca a sensibilidade, o que tenciona, o que se esconde..., enfim o que se concebe... [...] E nesse sonho dos anos 80 espera-se extirpar, extinguir, da formação à ação, a existência do supervisor".

(Rangel, 1999) A autora refere-se, neste texto, a um forte movimento de negação de supervisão educacional que se dá no Brasil ao longo dos anos 80. Com relação a este movimento é correto afirmar que a negação do papel do supervisor educacional ocorre porque:

I - a introdução da supervisão educacional traz para o interior da escola a divisão social do trabalho, ou seja, a divisão entre aqueles que pensam, decidem e mandam e aqueles que executam.

II - a função da supervisão naquele contexto era predominantemente tecnicista e controladora e, de certa forma, correspondia à militarização escolar.

III - os supervisores não tinham formação adequada à função que exerciam, visto que não era exigido destes o curso de Pedagogia.

IV - a supervisão educacional tendia a desvalorizar o trabalho do professor por estar comprometido com a estrutura do poder burocratizado.

 V - a supervisão educacional era uma função não prevista na legislação do ensino na época e, portanto, configurava-se como uma função sem o respaldo do sistema.

São FALSAS as afirmativas:

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 08/01/2025 23:25:02🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

Neste texto, a autora faz referência a um movimento de negação da supervisão educacional que ocorreu no Brasil durante os anos 80. Vamos analisar cada uma das afirmativas:

I - A introdução da supervisão educacional realmente trouxe para o interior da escola a divisão social do trabalho, o que pode ter gerado conflitos de poder. Portanto, a afirmativa I é verdadeira.

II - A função da supervisão educacional naquele contexto era, de fato, predominantemente tecnicista e controladora, o que pode ter contribuído para a negação desse papel. Logo, a afirmativa II é verdadeira.

III - Os supervisores não terem formação adequada à função que exerciam, por não ser exigido o curso de Pedagogia, pode ter sido um dos motivos para a negação da supervisão educacional. Portanto, a afirmativa III é falsa.

IV - A supervisão educacional desvalorizar o trabalho do professor por estar comprometida com a estrutura do poder burocratizado também pode ter sido um dos motivos para a negação desse papel. Assim, a afirmativa IV é verdadeira.

V - A supervisão educacional não ser uma função prevista na legislação do ensino na época pode ter contribuído para a sua negação. Portanto, a afirmativa V é verdadeira.

Portanto, as afirmativas falsas são a III e V, sendo a resposta correta a letra b).
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