Questões Pedagogia Processo de Ensino e Aprendizagem

Para preparar um trabalho de campo a ser realizado pelos alunos de 9 anos de uma esc...

Responda: Para preparar um trabalho de campo a ser realizado pelos alunos de 9 anos de uma escola de Ensino Fundamental, a professora encaminhava decisões coletivas, sob a forma de situações-problema, ref...


Q322332 | Pedagogia, Processo de Ensino e Aprendizagem, Professor, SEE SP, CESGRANRIO

Para preparar um trabalho de campo a ser realizado pelos alunos de 9 anos de uma escola de Ensino Fundamental, a professora encaminhava decisões coletivas, sob a forma de situações-problema, referentes a: lugar de lanche, transporte, coleta de material etc. Propostas de aprendizagem sob forma de situação-problema relacionam-se com o conceito de competência porque, em vista de um obstáculo ou desafio,

David Castilho
Por David Castilho em 10/01/2025 09:25:29🎓 Equipe Gabarite
Para responder a essa questão, é importante compreender o conceito de competência e como ele está relacionado às situações-problema propostas pela professora.

Competência, no contexto educacional, refere-se à capacidade do aluno de mobilizar seus conhecimentos, habilidades e atitudes para resolver problemas e enfrentar desafios de forma eficaz. As situações-problema são estratégias pedagógicas que visam desenvolver a competência dos alunos, estimulando a reflexão, a tomada de decisão e a ação.

Analisando as alternativas:

a) Esta alternativa não está diretamente relacionada ao conceito de competência, pois menciona um contexto uniforme e tecnologicamente estruturado, o que não necessariamente caracteriza uma situação-problema.

b) O caráter metacognitivo dos alunos refere-se à capacidade de refletir sobre o próprio processo de aprendizagem, o que não está diretamente ligado à resolução de situações-problema.

c) A alternativa correta. Situações-problema solicitam tomadas de decisão, mobilização de recursos e esquemas de ação e pensamento, o que está alinhado com o conceito de competência.

d) Esta alternativa menciona sequências programadas, o que não condiz com a natureza desafiadora e reflexiva das situações-problema.

e) Avaliar de forma acrítica não está alinhado com o propósito das situações-problema, que buscam justamente estimular a reflexão e a ação crítica dos alunos.

Portanto, a alternativa correta é:

Gabarito: c) solicitam tomadas de decisão, mobilização de recursos e de esquemas de ação e de pensamento.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.