
Por David Castilho em 10/01/2025 09:25:29🎓 Equipe Gabarite
Para responder a essa questão, é importante compreender o conceito de competência e como ele está relacionado às situações-problema propostas pela professora.
Competência, no contexto educacional, refere-se à capacidade do aluno de mobilizar seus conhecimentos, habilidades e atitudes para resolver problemas e enfrentar desafios de forma eficaz. As situações-problema são estratégias pedagógicas que visam desenvolver a competência dos alunos, estimulando a reflexão, a tomada de decisão e a ação.
Analisando as alternativas:
a) Esta alternativa não está diretamente relacionada ao conceito de competência, pois menciona um contexto uniforme e tecnologicamente estruturado, o que não necessariamente caracteriza uma situação-problema.
b) O caráter metacognitivo dos alunos refere-se à capacidade de refletir sobre o próprio processo de aprendizagem, o que não está diretamente ligado à resolução de situações-problema.
c) A alternativa correta. Situações-problema solicitam tomadas de decisão, mobilização de recursos e esquemas de ação e pensamento, o que está alinhado com o conceito de competência.
d) Esta alternativa menciona sequências programadas, o que não condiz com a natureza desafiadora e reflexiva das situações-problema.
e) Avaliar de forma acrítica não está alinhado com o propósito das situações-problema, que buscam justamente estimular a reflexão e a ação crítica dos alunos.
Portanto, a alternativa correta é:
Gabarito: c) solicitam tomadas de decisão, mobilização de recursos e de esquemas de ação e de pensamento.
Competência, no contexto educacional, refere-se à capacidade do aluno de mobilizar seus conhecimentos, habilidades e atitudes para resolver problemas e enfrentar desafios de forma eficaz. As situações-problema são estratégias pedagógicas que visam desenvolver a competência dos alunos, estimulando a reflexão, a tomada de decisão e a ação.
Analisando as alternativas:
a) Esta alternativa não está diretamente relacionada ao conceito de competência, pois menciona um contexto uniforme e tecnologicamente estruturado, o que não necessariamente caracteriza uma situação-problema.
b) O caráter metacognitivo dos alunos refere-se à capacidade de refletir sobre o próprio processo de aprendizagem, o que não está diretamente ligado à resolução de situações-problema.
c) A alternativa correta. Situações-problema solicitam tomadas de decisão, mobilização de recursos e esquemas de ação e pensamento, o que está alinhado com o conceito de competência.
d) Esta alternativa menciona sequências programadas, o que não condiz com a natureza desafiadora e reflexiva das situações-problema.
e) Avaliar de forma acrítica não está alinhado com o propósito das situações-problema, que buscam justamente estimular a reflexão e a ação crítica dos alunos.
Portanto, a alternativa correta é:
Gabarito: c) solicitam tomadas de decisão, mobilização de recursos e de esquemas de ação e de pensamento.