
Por Camila Duarte em 16/01/2025 21:59:07🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)
A Gestão Democrática da Escola é um modelo de gestão que busca a participação de todos os envolvidos no ambiente escolar, como alunos, professores, funcionários e pais, nas decisões e no funcionamento da instituição de ensino.
Dentre as alternativas apresentadas, a única incorreta é a alternativa c) "A participação dos segmentos que se apresentam à escola resulta de um processo de envolvimento rápido e de forma estanque". Na verdade, a participação dos diversos segmentos da comunidade escolar deve ser contínua, gradual e efetiva, não ocorrendo de forma rápida e estanque. A participação deve ser estimulada e construída ao longo do tempo, de forma a garantir a efetividade da Gestão Democrática.
Portanto, as demais alternativas estão corretas, destacando a importância do Projeto Político-Pedagógico como documento norteador das ações da escola, a necessidade de traduzir esse projeto em uma nova cultura organizacional, o fortalecimento da prática docente através do trabalho coletivo e a influência dos gestores no início e no avanço da proposta de Gestão Democrática da Escola.
A Gestão Democrática da Escola é um modelo de gestão que busca a participação de todos os envolvidos no ambiente escolar, como alunos, professores, funcionários e pais, nas decisões e no funcionamento da instituição de ensino.
Dentre as alternativas apresentadas, a única incorreta é a alternativa c) "A participação dos segmentos que se apresentam à escola resulta de um processo de envolvimento rápido e de forma estanque". Na verdade, a participação dos diversos segmentos da comunidade escolar deve ser contínua, gradual e efetiva, não ocorrendo de forma rápida e estanque. A participação deve ser estimulada e construída ao longo do tempo, de forma a garantir a efetividade da Gestão Democrática.
Portanto, as demais alternativas estão corretas, destacando a importância do Projeto Político-Pedagógico como documento norteador das ações da escola, a necessidade de traduzir esse projeto em uma nova cultura organizacional, o fortalecimento da prática docente através do trabalho coletivo e a influência dos gestores no início e no avanço da proposta de Gestão Democrática da Escola.