
Por Marcos de Castro em 05/01/2025 08:52:35🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)
Ao romper com a visão classificatória da avaliação, que foca apenas no resultado final e comparação com um padrão pré-estabelecido, passamos a considerar o erro como parte do processo de aprendizagem. Nesse sentido, o erro do aluno passa a ser visto como um indicador de aprendizagens potenciais, ou seja, aquilo que ele ainda não dominou, mas que pode vir a compreender e aprender no futuro.
Essa abordagem valoriza o erro como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento, estimulando o aluno a refletir sobre seus equívocos, corrigi-los e avançar no seu processo de construção do conhecimento. Dessa forma, o erro deixa de ser encarado como algo negativo e passa a ser visto como um caminho para a evolução e aquisição de novas habilidades e competências.
Ao romper com a visão classificatória da avaliação, que foca apenas no resultado final e comparação com um padrão pré-estabelecido, passamos a considerar o erro como parte do processo de aprendizagem. Nesse sentido, o erro do aluno passa a ser visto como um indicador de aprendizagens potenciais, ou seja, aquilo que ele ainda não dominou, mas que pode vir a compreender e aprender no futuro.
Essa abordagem valoriza o erro como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento, estimulando o aluno a refletir sobre seus equívocos, corrigi-los e avançar no seu processo de construção do conhecimento. Dessa forma, o erro deixa de ser encarado como algo negativo e passa a ser visto como um caminho para a evolução e aquisição de novas habilidades e competências.