Questões Pedagogia Educação Especial Inclusiva

As características de um currículo que pode ser eficiente para crianças, jovens, adulto...

Responda: As características de um currículo que pode ser eficiente para crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência incluem


Q323735 | Pedagogia, Educação Especial Inclusiva, Professor PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

As características de um currículo que pode ser eficiente para crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência incluem
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 03/01/2025 04:37:14🎓 Equipe Gabarite
Para um currículo ser eficiente para crianças, jovens, adultos e idosos com deficiência, é fundamental que ele seja flexível e inclusivo, levando em consideração as necessidades e características de cada estudante. Vamos analisar as opções apresentadas:

a) A garantia de livre acesso dos estudantes aos professores e aos conteúdos por eles mediados: Essa é uma característica importante, pois a proximidade com os professores e o acesso aos conteúdos são essenciais para o processo de aprendizagem. No entanto, um currículo eficiente vai além disso, considerando as especificidades de cada aluno com deficiência. Portanto, essa opção não contempla todas as necessidades.

b) A imutabilidade curricular, mas com privilégio da motivação dirigida aos estudantes, para que estudem cada vez mais: Um currículo imutável não é adequado para atender às necessidades de alunos com deficiência, que muitas vezes necessitam de adaptações e flexibilizações. Além disso, a motivação é importante, mas não deve ser o único foco. Portanto, essa opção não é a mais adequada.

c) A acessibilidade a todos os conteúdos, mesmo que não sejam processadas adequações às singularidades de cada estudante: A acessibilidade é fundamental, mas é essencial que haja adequações para atender às singularidades de cada estudante com deficiência. Portanto, essa opção não contempla de forma adequada as necessidades dos alunos.

d) A disponibilização dos conteúdos de aprendizagem para os estudantes de forma que se dispense qualquer intervenção pedagógica: A intervenção pedagógica é essencial para garantir que os alunos com deficiência tenham acesso a uma educação de qualidade. Portanto, essa opção não está correta.

e) A garantia de adequações necessárias ao tempo, aos procedimentos específicos de cada aluno e, se necessário, a mudança de objetivos: Esta opção está correta. Um currículo eficiente para alunos com deficiência deve garantir a realização de adaptações necessárias para atender às necessidades individuais de cada estudante, seja em relação ao tempo, aos procedimentos ou aos objetivos de aprendizagem.

Portanto, a alternativa correta é:

Gabarito: e) a garantia de adequações necessárias ao tempo, aos procedimentos específicos de cada aluno e, se necessário, a mudança de objetivos.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.