
Por David Castilho em 03/01/2025 04:41:44🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)
De acordo com Perrenoud (2000), a competência do professor em administrar a progressão das aprendizagens dos alunos está intimamente relacionada com a observação e avaliação dos alunos em situações de aprendizagem, de acordo com a abordagem formativa.
A avaliação formativa é aquela que ocorre durante todo o processo de ensino-aprendizagem, permitindo ao professor acompanhar o desenvolvimento dos alunos, identificar suas dificuldades e progressos, e assim ajustar sua prática pedagógica para melhor atender às necessidades de aprendizagem de cada estudante. Diferentemente da avaliação somativa, que ocorre no final de um período para atribuir notas ou conceitos, a avaliação formativa tem como objetivo auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.
Portanto, ao administrar a progressão das aprendizagens dos alunos, o professor deve utilizar a avaliação formativa para acompanhar e orientar o desenvolvimento dos estudantes ao longo do ano letivo.
De acordo com Perrenoud (2000), a competência do professor em administrar a progressão das aprendizagens dos alunos está intimamente relacionada com a observação e avaliação dos alunos em situações de aprendizagem, de acordo com a abordagem formativa.
A avaliação formativa é aquela que ocorre durante todo o processo de ensino-aprendizagem, permitindo ao professor acompanhar o desenvolvimento dos alunos, identificar suas dificuldades e progressos, e assim ajustar sua prática pedagógica para melhor atender às necessidades de aprendizagem de cada estudante. Diferentemente da avaliação somativa, que ocorre no final de um período para atribuir notas ou conceitos, a avaliação formativa tem como objetivo auxiliar no processo de ensino e aprendizagem.
Portanto, ao administrar a progressão das aprendizagens dos alunos, o professor deve utilizar a avaliação formativa para acompanhar e orientar o desenvolvimento dos estudantes ao longo do ano letivo.