Questões Pedagogia Processo de Ensino e Aprendizagem

As Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental no Sistema de ensino do Estado ...

Responda: As Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental no Sistema de ensino do Estado de São Paulo dão destaque ao regime de ciclos de progressão continuada e refutam o argumento de que este regim...


As Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental no Sistema de ensino do Estado de São Paulo dão destaque ao regime de ciclos de progressão continuada e refutam o argumento de que este regime produz declínio no desempenho dos alunos. Para tal, contra-argumentam que

Foto de perfil Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 10/01/2025 09:25:35🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

As Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental no Sistema de ensino do Estado de São Paulo destacam o regime de ciclos de progressão continuada e refutam a ideia de que esse regime produz declínio no desempenho dos alunos. Para isso, contra-argumentam que as competências não se desenvolvem de forma linear para todos os alunos, o que demanda a revisão da organização do currículo e a modificação das práticas de ensino e de avaliação.

Isso significa que a progressão continuada busca considerar as diferenças individuais dos alunos, permitindo que cada um desenvolva suas competências de acordo com seu ritmo e suas necessidades específicas. Dessa forma, a organização do currículo e as práticas de ensino e avaliação precisam ser adaptadas para atender a essa diversidade de aprendizagem.

Portanto, a alternativa correta é a letra c), pois ressalta a necessidade de rever a organização curricular e as práticas pedagógicas para garantir o desenvolvimento das competências de todos os alunos, sem seguir um modelo linear de progressão.