
Por David Castilho em 03/01/2025 04:49:40🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)
A alternativa d) é a incorreta. Na pedagogia histórico-crítica, o confronto com a realidade não se dá apenas pela tomada de consciência das limitações do aluno. Pelo contrário, o confronto com a realidade envolve a análise crítica da sociedade em que o aluno está inserido, visando à transformação social. A avaliação somativa, que é uma avaliação final e de caráter mais quantitativo, não é o melhor instrumento para tornar esse confronto significativo para o aluno. Na pedagogia histórico-crítica, valoriza-se a avaliação formativa, que busca auxiliar no processo de aprendizagem e no desenvolvimento do aluno, indo além da simples verificação de conhecimentos adquiridos.
As demais alternativas estão corretas, pois abordam aspectos importantes da pedagogia histórico-crítica, como a importância de uma prática educativa significativa, o uso de novas tecnologias como ferramentas de mediação, e o compromisso da escola e dos educadores com a transformação social através da educação.
A alternativa d) é a incorreta. Na pedagogia histórico-crítica, o confronto com a realidade não se dá apenas pela tomada de consciência das limitações do aluno. Pelo contrário, o confronto com a realidade envolve a análise crítica da sociedade em que o aluno está inserido, visando à transformação social. A avaliação somativa, que é uma avaliação final e de caráter mais quantitativo, não é o melhor instrumento para tornar esse confronto significativo para o aluno. Na pedagogia histórico-crítica, valoriza-se a avaliação formativa, que busca auxiliar no processo de aprendizagem e no desenvolvimento do aluno, indo além da simples verificação de conhecimentos adquiridos.
As demais alternativas estão corretas, pois abordam aspectos importantes da pedagogia histórico-crítica, como a importância de uma prática educativa significativa, o uso de novas tecnologias como ferramentas de mediação, e o compromisso da escola e dos educadores com a transformação social através da educação.