
Por David Castilho em 21/04/2025 16:16:34🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)
A fase perceptivo-motora, também conhecida como fase sensório-motora, é uma das etapas do desenvolvimento cognitivo segundo a teoria de Jean Piaget. Esta fase ocorre aproximadamente dos 0 aos 2 anos de idade e é caracterizada pela exploração do mundo através dos sentidos e da ação. Durante esta etapa, a criança começa a desenvolver a compreensão das relações espaciais e temporais, como entender onde as coisas estão localizadas e começar a perceber a sequência em que os eventos ocorrem, mesmo que de forma muito básica. Portanto, a alternativa correta é a letra c), que afirma que a criança na fase perceptivo-motora é capaz de compreender a relação espacial e temporal.
As outras opções não são características desta fase:
a) Realizar operações formais é uma habilidade do estágio das operações formais, que ocorre a partir dos 11-12 anos.
b) Compreender o mundo por processos cognitivos é uma descrição muito ampla e se aplica a várias fases, mas o nível de compreensão muda significativamente em cada estágio.
d) Realizar comparação e análise sistemática é mais característico das fases de operações concretas e operações formais.
e) Epigênese da identidade é um conceito mais relacionado às teorias de desenvolvimento psicossocial, como as de Erik Erikson, e não se encaixa diretamente nas descrições das fases de Piaget.
A fase perceptivo-motora, também conhecida como fase sensório-motora, é uma das etapas do desenvolvimento cognitivo segundo a teoria de Jean Piaget. Esta fase ocorre aproximadamente dos 0 aos 2 anos de idade e é caracterizada pela exploração do mundo através dos sentidos e da ação. Durante esta etapa, a criança começa a desenvolver a compreensão das relações espaciais e temporais, como entender onde as coisas estão localizadas e começar a perceber a sequência em que os eventos ocorrem, mesmo que de forma muito básica. Portanto, a alternativa correta é a letra c), que afirma que a criança na fase perceptivo-motora é capaz de compreender a relação espacial e temporal.
As outras opções não são características desta fase:
a) Realizar operações formais é uma habilidade do estágio das operações formais, que ocorre a partir dos 11-12 anos.
b) Compreender o mundo por processos cognitivos é uma descrição muito ampla e se aplica a várias fases, mas o nível de compreensão muda significativamente em cada estágio.
d) Realizar comparação e análise sistemática é mais característico das fases de operações concretas e operações formais.
e) Epigênese da identidade é um conceito mais relacionado às teorias de desenvolvimento psicossocial, como as de Erik Erikson, e não se encaixa diretamente nas descrições das fases de Piaget.