Questões Técnicas de Vendas e Negociação

No processo de comunicação organizacional existe, na parte da decodificação da mensagem...

Responda: No processo de comunicação organizacional existe, na parte da decodificação da mensagem, a percepção seletiva do receptor. A respeito da percepção seletiva do receptor da mensagem, analise: ...


Q32603 | Técnicas de Vendas e Negociação, Agente Administrativo, DNOCS, FCC

No processo de comunicação organizacional existe, na parte da decodificação da mensagem, a percepção seletiva do receptor. A respeito da percepção seletiva do receptor da mensagem, analise:

I. refere-se à manipulação da informação pelo emissor, para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.
II. à medida que as informações são passadas para a cúpula da empresa, elas precisam ser condensadas e sintetizadas.
III. o receptor, no processo de comunicação, vê e escuta com base em suas necessidades, motivações e experiências.
IV. o receptor também projeta seus interesses e expectativas quando decodifica as mensagens.
V. o emissor tende a assumir que as palavras e termos usados por ele na transmissão da mensagem têm o mesmo significado para o receptor.

É correto o que consta APENAS em
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 05/01/2025 07:02:14🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b) III e IV.

A percepção seletiva do receptor da mensagem no processo de comunicação organizacional refere-se ao fato de que o receptor vê e escuta as mensagens com base em suas necessidades, motivações e experiências (alternativa III). Além disso, o receptor também projeta seus interesses e expectativas ao decodificar as mensagens (alternativa IV).

As demais afirmativas não estão corretas:

I. A percepção seletiva não se refere à manipulação da informação pelo emissor para que seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.

II. A condensação e síntese das informações ao passarem para a cúpula da empresa não estão diretamente relacionadas à percepção seletiva do receptor.

V. A percepção seletiva não implica que o emissor assuma que as palavras e termos utilizados tenham o mesmo significado para o receptor.