Questões Pedagogia

A professora de Geografia dos 2os anos do Ensino Médio realiza a avaliaçã...

Responda: A professora de Geografia dos 2os anos do Ensino Médio realiza a avaliação dos alunos da seguinte forma: leciona de acordo com seu planejamento durante todo o trimestre e, ao final, a...


Q326192 | Pedagogia, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

A professora de Geografia dos 2os anos do Ensino Médio realiza a avaliação dos alunos da seguinte forma: leciona de acordo com seu planejamento durante todo o trimestre e, ao final, aplica uma prova individual, sem consulta e com prazo previamente definido de execução. Ao observar a recorrência de notas baixas dos 2os anos e o insucesso dos alunos, a coordenadora propôs que a professora diversificasse a avaliação e favorecesse o conhecimento dos alunos até em momentos avaliativos. Além disso, a coordenadora mencionou que a avaliação também serve de parâmetro para verificar o trabalho docente – que conteúdos precisam ser melhor desenvolvidos, o que os alunos compreenderam bem e o que precisa ser alterado na didática docente. Nesse sentido, sobre avaliação diagnóstica, formativa e classificatória, é correto afirmar que

David Castilho
Por David Castilho em 04/02/2025 08:22:28🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)

A avaliação diagnóstica é aquela realizada no início de um processo de ensino, com o objetivo de identificar os conhecimentos prévios dos alunos, suas habilidades e dificuldades. Ela permite ao professor planejar suas aulas de forma mais adequada, direcionando intervenções específicas para atender às necessidades individuais de cada estudante.

Por outro lado, a avaliação formativa ocorre durante todo o processo de ensino e aprendizagem, permitindo acompanhar o desenvolvimento dos alunos, fornecendo feedback constante para que possam melhorar seu desempenho. Diferentemente da avaliação somativa, que tem caráter classificatório e ocorre ao final de um período para atribuir notas e classificar os alunos.

Portanto, a alternativa correta é a letra d), pois a avaliação diagnóstica favorece a identificação dos conhecimentos prévios dos alunos e possibilita a reflexão do professor em relação às intervenções que devem ser feitas.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.