
Por Marcos de Castro em 07/01/2025 22:57:09🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)
Paulo Freire, em sua obra "Pedagogia do Oprimido", critica a abordagem tradicional da educação, que ele denomina de "educação bancária". Nesse modelo, o educador é visto como o detentor do conhecimento, que deposita informações nos educandos, que por sua vez são vistos como "vasilhas" a serem preenchidas. Essa abordagem não estimula o pensamento crítico e a autonomia dos alunos.
Freire defende a dialogicidade como essência da educação libertadora, na qual a relação entre educador e educando é horizontal, baseada no diálogo e no respeito mútuo. Para que essa relação dialógica seja estabelecida, é necessário evitar a autossuficiência, ou seja, a postura de superioridade por parte do educador. A humildade é essencial para reconhecer a importância do diálogo e da troca de saberes no processo educativo.
Portanto, a alternativa correta é a letra b) autossuficiência. Evitar a autossuficiência é fundamental para promover uma educação libertadora, que valorize a participação ativa dos educandos no processo de aprendizagem e no exercício da cidadania.
Paulo Freire, em sua obra "Pedagogia do Oprimido", critica a abordagem tradicional da educação, que ele denomina de "educação bancária". Nesse modelo, o educador é visto como o detentor do conhecimento, que deposita informações nos educandos, que por sua vez são vistos como "vasilhas" a serem preenchidas. Essa abordagem não estimula o pensamento crítico e a autonomia dos alunos.
Freire defende a dialogicidade como essência da educação libertadora, na qual a relação entre educador e educando é horizontal, baseada no diálogo e no respeito mútuo. Para que essa relação dialógica seja estabelecida, é necessário evitar a autossuficiência, ou seja, a postura de superioridade por parte do educador. A humildade é essencial para reconhecer a importância do diálogo e da troca de saberes no processo educativo.
Portanto, a alternativa correta é a letra b) autossuficiência. Evitar a autossuficiência é fundamental para promover uma educação libertadora, que valorize a participação ativa dos educandos no processo de aprendizagem e no exercício da cidadania.