Questões Pedagogia Relação aluno

Paulo Freire, em sua obra mais conhecida, Pedagogia do Oprimido, afirma que “quanto ...

Responda: Paulo Freire, em sua obra mais conhecida, Pedagogia do Oprimido, afirma que “quanto mais analisamos as relaç es educador-educandos na escola, em qualquer de seus níveis (ou fora dela), parece qu...


Q326246 | Pedagogia, Relação aluno, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV

Paulo Freire, em sua obra mais conhecida, Pedagogia do Oprimido, afirma que “quanto mais analisamos as relaç es educador-educandos na escola, em qualquer de seus níveis (ou fora dela), parece que mais nos podemos convencer de que essas relações apresentam um caráter especial e marcante – o de serem relações fundamentalmente narradoras, dissertadoras”. (FREIRE, 1987, pág. 57) O autor afirma que a narração de que o educador é o sujeito que conduz o educando à memorização mecânica e os transforma em vasilhas. “Quanto mais vá enchendo os recipientes com seus depósitos, tanto melhor o educador será. Quanto mais se deixem docilmente encher, tanto melhores educandos serão". (IDEM, pág. 58)

As características das relações entre professor e aluno descritas por Freire são pr prias do que o autor denomina ‘educação bancária’. Em oposição, o autor afirma que deve-se priorizar a dialogicidade enquanto essência da educação como prática de liberdade.

Segundo o autor, para haver um diálogo em que se estabeleça uma relação horizontal, é necessário evitar:

Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 07/01/2025 22:57:09🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

Paulo Freire, em sua obra "Pedagogia do Oprimido", critica a abordagem tradicional da educação, que ele denomina de "educação bancária". Nesse modelo, o educador é visto como o detentor do conhecimento, que deposita informações nos educandos, que por sua vez são vistos como "vasilhas" a serem preenchidas. Essa abordagem não estimula o pensamento crítico e a autonomia dos alunos.

Freire defende a dialogicidade como essência da educação libertadora, na qual a relação entre educador e educando é horizontal, baseada no diálogo e no respeito mútuo. Para que essa relação dialógica seja estabelecida, é necessário evitar a autossuficiência, ou seja, a postura de superioridade por parte do educador. A humildade é essencial para reconhecer a importância do diálogo e da troca de saberes no processo educativo.

Portanto, a alternativa correta é a letra b) autossuficiência. Evitar a autossuficiência é fundamental para promover uma educação libertadora, que valorize a participação ativa dos educandos no processo de aprendizagem e no exercício da cidadania.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.