Questões Pedagogia

A Escola tem a função precípua de educar, de orientar o aluno para que cresça e se a...

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Q326299 | Pedagogia, Analista de Educação, MPE AC, FMP Concursos

A Escola tem a função precípua de educar, de orientar o aluno para que cresça e se assuma como pessoa e cidadão, conforme preceitua a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, levando em conta a realidade na qual vive de uma sociedade “com um histórico intenso de desigualdade, exclusão e discriminação”. Por isso, é absolutamente necessário que:

I – o tempo de escola seja cumprido pelo aluno como um direito social, que garanta, dê espaço, discuta e explore, de forma democrática, a vivência da diversidade;

II – a Escola defina a base curricular atendendo ao disposto nos artigos 26A e 79B da LDB, criando as condições para as aprendizagens relativas à sociodiversidade.

III – os professores tenham total autonomia para construir sua proposta pedagógica, decidindo o que, como e quando desenvolver determinados conteúdos e quais metodologias adotar.

IV – a Escola construa e coloque em prática um projeto educativo que garanta uma educação igualitária e de qualidade para todos, respeitando todas as dimensões da diversidade.

Considere as afirmativas enumeradas e assinale a opção correta.

Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 03/01/2025 05:00:10🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

A questão aborda a importância da escola como instituição responsável por educar e orientar os alunos para que se desenvolvam como cidadãos conscientes e atuantes na sociedade.

Vamos analisar cada afirmativa:

I - O tempo de escola como um direito social, que garanta a vivência da diversidade de forma democrática, está de acordo com o papel da escola na formação integral dos alunos, conforme preceitua a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

II - A definição da base curricular atendendo ao disposto nos artigos 26A e 79B da LDB, para as aprendizagens relativas à sociodiversidade, é fundamental para promover uma educação inclusiva e que respeite a diversidade presente na sociedade.

III - Os professores terem autonomia para construir sua proposta pedagógica, decidindo sobre os conteúdos e metodologias a serem adotados, é essencial para a construção de um ensino mais contextualizado e significativo para os alunos.

IV - A construção de um projeto educativo que garanta uma educação igualitária e de qualidade para todos, respeitando as diversas dimensões da diversidade, é um objetivo fundamental para a escola como instituição formadora.

Portanto, as afirmativas I, II e IV estão corretas, sendo a opção correta a letra a).
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