
Por Matheus Fernandes em 05/01/2025 20:25:29🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)
As reformas de ensino dos anos de 1990 no Brasil tiveram como característica comum a instauração de novos padrões de gestão da educação e das escolas para o aumento da eficiência e eficácia do ensino público. Isso foi feito a partir da descentralização e autonomia das escolas, da lógica concorrencial e do incremento de práticas de avaliação externa.
Essas medidas tinham como objetivo principal melhorar a qualidade do ensino, buscando atender às necessidades dos alunos e garantir uma educação mais eficaz e alinhada com as demandas da sociedade. A descentralização e autonomia das escolas visavam dar mais flexibilidade e autonomia para que as instituições pudessem se adaptar melhor às necessidades locais, enquanto a avaliação externa ajudaria a monitorar e melhorar constantemente a qualidade do ensino oferecido.
As reformas de ensino dos anos de 1990 no Brasil tiveram como característica comum a instauração de novos padrões de gestão da educação e das escolas para o aumento da eficiência e eficácia do ensino público. Isso foi feito a partir da descentralização e autonomia das escolas, da lógica concorrencial e do incremento de práticas de avaliação externa.
Essas medidas tinham como objetivo principal melhorar a qualidade do ensino, buscando atender às necessidades dos alunos e garantir uma educação mais eficaz e alinhada com as demandas da sociedade. A descentralização e autonomia das escolas visavam dar mais flexibilidade e autonomia para que as instituições pudessem se adaptar melhor às necessidades locais, enquanto a avaliação externa ajudaria a monitorar e melhorar constantemente a qualidade do ensino oferecido.