
Por Rodrigo Ferreira em 14/01/2025 16:07:49🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)
A avaliação no processo educacional atual tem um papel fundamental para diagnosticar o processo de ensino/aprendizagem e não se resume apenas a aplicação de provas para testar a memorização dos alunos.
Analisando as afirmações:
( ) A avaliação é sinônimo de prova. Ela deve servir somente para colocar em teste os conteúdos que os alunos conseguem decorar. - Falsa. A avaliação vai além de provas e deve englobar diferentes formas de avaliar o conhecimento dos alunos.
( ) A avaliação deve ser pensada como um instrumento de teor puramente técnico e estanque. - Falsa. A avaliação deve ser vista como um processo contínuo e dinâmico, que envolve diferentes aspectos do desenvolvimento do aluno.
( ) A avaliação é uma ferramenta importante para diagnosticar os processos de ensino/aprendizagem e, ao mesmo tempo, avaliar os professores em suas práticas de ensino. - Verdadeira. A avaliação é essencial para identificar o que está sendo eficaz no processo de ensino e o que precisa ser melhorado, tanto para os alunos quanto para os professores.
( ) A avaliação não é um instrumento que se encerra na simples aplicação de uma prova ou que serve para mensurar o que o aluno conseguiu memorizar. - Verdadeira. A avaliação deve ser abrangente e considerar diferentes aspectos do aprendizado, não se limitando apenas à memorização.
( ) A avaliação pode servir para revelar o que ainda precisa ser feito (os instrumentos avaliativos são indicadores daquilo que o aluno aprendeu/compreendeu e daquilo que precisa ser ainda compreendido). - Verdadeira. A avaliação é uma ferramenta para identificar tanto o que o aluno já aprendeu quanto o que ainda precisa ser trabalhado.
Portanto, a sequência correta é: b) F, F, V, V, V
A avaliação no processo educacional atual tem um papel fundamental para diagnosticar o processo de ensino/aprendizagem e não se resume apenas a aplicação de provas para testar a memorização dos alunos.
Analisando as afirmações:
( ) A avaliação é sinônimo de prova. Ela deve servir somente para colocar em teste os conteúdos que os alunos conseguem decorar. - Falsa. A avaliação vai além de provas e deve englobar diferentes formas de avaliar o conhecimento dos alunos.
( ) A avaliação deve ser pensada como um instrumento de teor puramente técnico e estanque. - Falsa. A avaliação deve ser vista como um processo contínuo e dinâmico, que envolve diferentes aspectos do desenvolvimento do aluno.
( ) A avaliação é uma ferramenta importante para diagnosticar os processos de ensino/aprendizagem e, ao mesmo tempo, avaliar os professores em suas práticas de ensino. - Verdadeira. A avaliação é essencial para identificar o que está sendo eficaz no processo de ensino e o que precisa ser melhorado, tanto para os alunos quanto para os professores.
( ) A avaliação não é um instrumento que se encerra na simples aplicação de uma prova ou que serve para mensurar o que o aluno conseguiu memorizar. - Verdadeira. A avaliação deve ser abrangente e considerar diferentes aspectos do aprendizado, não se limitando apenas à memorização.
( ) A avaliação pode servir para revelar o que ainda precisa ser feito (os instrumentos avaliativos são indicadores daquilo que o aluno aprendeu/compreendeu e daquilo que precisa ser ainda compreendido). - Verdadeira. A avaliação é uma ferramenta para identificar tanto o que o aluno já aprendeu quanto o que ainda precisa ser trabalhado.
Portanto, a sequência correta é: b) F, F, V, V, V