Questões Pedagogia Gestão Educacional e Planejamento Participativo

Para refazer o plano de desenvolvimento institucional (PDI) de determinada universid...

Responda: Para refazer o plano de desenvolvimento institucional (PDI) de determinada universidade, foram criadas diversas equipes, compostas por representantes de todas as áreas de atuação da instituição....


Q326924 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

Para refazer o plano de desenvolvimento institucional (PDI) de determinada universidade, foram criadas diversas equipes, compostas por representantes de todas as áreas de atuação da instituição. Em suas reuniões, as equipes estabeleceram estratégias de trabalho e prazos de execução de cada etapa, bem como estipularam momentos intermediários de discussão em conjunto e espaços de consulta pública, com a finalidade de proporcionar a participação de toda a comunidade escolar na construção do plano. Ao final do processo, uma das equipes formatou o documento, que foi submetido ao conselho superior para aprovação.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir, acerca de planejamento participativo.

Nesse caso, a forma de realização do PDI configurou-se como tecnicista.
David Castilho
Por David Castilho em 18/01/2025 15:31:32🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

No contexto apresentado, a forma de realização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) não se configurou como tecnicista, mas sim como participativa. Isso porque houve a criação de equipes compostas por representantes de todas as áreas da instituição, estabelecimento de estratégias de trabalho, prazos de execução, momentos de discussão em conjunto e espaços de consulta pública, visando à participação de toda a comunidade escolar na construção do plano.

O planejamento participativo busca envolver os diversos atores da instituição no processo de elaboração do plano, garantindo maior legitimidade e engajamento de todos os envolvidos. Dessa forma, a abordagem adotada no caso descrito está alinhada com os princípios do planejamento participativo, e não com o modelo tecnicista, que se caracteriza pela centralização das decisões em especialistas, desconsiderando a participação dos demais atores.
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