Questões Pedagogia Relação de Educação e Sociedade

Carvalho e Silva (2001) destacam que as escolas desenvolvem, com frequência, bar...

Responda: Carvalho e Silva (2001) destacam que as escolas desenvolvem, com frequência, barreiras ao convívio democrático sob variadas formas de violência explícita e implícita, ligadas às muitas expre...


Q326965 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Carvalho e Silva (2001) destacam que as escolas desenvolvem, com frequência, barreiras ao convívio democrático sob variadas formas de violência explícita e implícita, ligadas às muitas expressões do antagonismo, do autoritarismo, do preconceito, da intolerância e de abordagens pedagógicas inapropriadas. Nessa direção, pesquisas têm mostrado que uma das formas de violência mais relatadas por alunos e professores diz respeito à homofobia. Segundo estudo coordenado por Abramovay, M. 63,1% dos alunos já presenciaram discriminações pelo fato de a pessoa ser ou parecer homossexual, enquanto no que diz respeito aos professores esse número é de 56,5%. Refletindo sobre ações de gestão que possam contribuir para a superação desse cenário e a construção efetiva de um convívio democrático, pode-se afirmar que a

Gabarite Concurso
Por Gabarite Concurso em 30/01/2025 03:48:33🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: e)

O trecho apresentado destaca a importância de ações de gestão que possam contribuir para a superação da violência e discriminação, em especial a homofobia, no ambiente escolar. Dentre as opções apresentadas, a alternativa correta é a formação da equipe escolar que possibilite aos professores a reflexão sobre seus próprios preconceitos, o que pode contribuir significativamente para a mudança das formas de se relacionar e para a promoção de um ambiente escolar mais inclusivo e democrático.

Essa ação de gestão é fundamental, pois permite que os professores reconheçam e trabalhem seus próprios preconceitos, promovendo a empatia, o respeito e a igualdade no ambiente escolar. A reflexão sobre os preconceitos é essencial para a construção de relações mais saudáveis e para a promoção do respeito à diversidade.

Portanto, a formação da equipe escolar para a reflexão sobre os preconceitos dos professores é uma medida eficaz e necessária para combater a homofobia e outras formas de discriminação no ambiente educacional.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.