
Por Lorena Costa de Souza em 31/10/2021 17:04:32
O Ensino Fundamental de 9 anos veio com o objetivo de assegurar às crianças um tempo mais longo com relação ao convívio escolar e oportunidade de aprender com um ensino de qualidade.
Mas, as propostas curriculares, os projetos pedagógicos da escola... tudo precisa ser modificado para uma melhor adequação ao ensino de 9 anos, uma vez que crianças, aos 6 anos, já começam a ser alfabetizadas.
Elas precisam de uma proposta curricular que atenda suas necessidades específicas, suas potencialidades e características, que aconteça em um ambiente lúdico, com brincadeiras, jogos, contos...
A criança, aos 6 anos está na sua melhor fase, na fase de imaginação, curiosidade e que tem na brincadeira, a sua melhor forma de aprendizagem.
Porém isso não faz com que a criança de 6 anos esteja alfabetizada precocemente, através de estímulos, mais garantem que entrem em contato com um ambiente mais letrado.
Mas, as propostas curriculares, os projetos pedagógicos da escola... tudo precisa ser modificado para uma melhor adequação ao ensino de 9 anos, uma vez que crianças, aos 6 anos, já começam a ser alfabetizadas.
Elas precisam de uma proposta curricular que atenda suas necessidades específicas, suas potencialidades e características, que aconteça em um ambiente lúdico, com brincadeiras, jogos, contos...
A criança, aos 6 anos está na sua melhor fase, na fase de imaginação, curiosidade e que tem na brincadeira, a sua melhor forma de aprendizagem.
Porém isso não faz com que a criança de 6 anos esteja alfabetizada precocemente, através de estímulos, mais garantem que entrem em contato com um ambiente mais letrado.