Questões Pedagogia Bases Psicológicas da Aprendizagem

Em um encontro sobre o construtivismo piagetiano, houve um debate em que foram feita...

Responda: Em um encontro sobre o construtivismo piagetiano, houve um debate em que foram feitas as colocações abaixo. I–A intervenção pontual do professor em suas atividades de ensino impede que e...


Q327686 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Analista, IBGE, CESGRANRIO

Em um encontro sobre o construtivismo piagetiano, houve um debate em que foram feitas as colocações abaixo.

I–A intervenção pontual do professor em suas atividades de ensino impede que ele ouça o aluno e perce- ba como está raciocinando, deixando de atribuir um papel primordial à atividade do sujeito no processo de elaboração do próprio conhecimento.

II–O desenvolvimento cognitivo é um processo sequencial marcado por etapas caracterizadas por estruturas mentais, sendo necessário identificar, por meio de observação criteriosa, o estágio em que a criança está, o que auxilia o professor no planeja- mento de atividades adequadas.

III–O modelo psicogenético mais completo, proposto por Piaget, e que deve ser considerado pelos educadores, abarca a relação entre as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social, incluindo a competên- cia moral, que é a compreensão do caráter consensual das regras sociais, e a competência linguística, que implica a capacidade de lidar com ideias abstratas.

É(São) desdobramento(s) das concepções piagetianas na Educação a(s) colocação(ões)

Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 13/01/2025 19:28:35🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d) II e III, apenas.

Comentário:
- A colocação I está incorreta, pois o construtivismo piagetiano valoriza a interação entre o professor e o aluno, considerando a importância de ouvir o aluno e compreender seu processo de raciocínio no desenvolvimento do conhecimento. Portanto, a intervenção do professor não impede a compreensão do aluno, mas sim contribui para ela.

- A colocação II está correta, pois o construtivismo piagetiano defende que o desenvolvimento cognitivo ocorre de forma sequencial, com a passagem por diferentes estágios caracterizados por estruturas mentais específicas. Identificar em qual estágio a criança se encontra é fundamental para o planejamento de atividades educacionais adequadas.

- A colocação III também está correta, pois Piaget considerava a relação entre as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social, incluindo aspectos como competência moral e competência linguística. Para ele, o desenvolvimento cognitivo está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento social e moral do indivíduo.

Portanto, as colocações II e III são desdobramentos das concepções piagetianas na Educação.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.