
Por Rodrigo Ferreira em 13/01/2025 19:28:35🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d) II e III, apenas.
Comentário:
- A colocação I está incorreta, pois o construtivismo piagetiano valoriza a interação entre o professor e o aluno, considerando a importância de ouvir o aluno e compreender seu processo de raciocínio no desenvolvimento do conhecimento. Portanto, a intervenção do professor não impede a compreensão do aluno, mas sim contribui para ela.
- A colocação II está correta, pois o construtivismo piagetiano defende que o desenvolvimento cognitivo ocorre de forma sequencial, com a passagem por diferentes estágios caracterizados por estruturas mentais específicas. Identificar em qual estágio a criança se encontra é fundamental para o planejamento de atividades educacionais adequadas.
- A colocação III também está correta, pois Piaget considerava a relação entre as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social, incluindo aspectos como competência moral e competência linguística. Para ele, o desenvolvimento cognitivo está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento social e moral do indivíduo.
Portanto, as colocações II e III são desdobramentos das concepções piagetianas na Educação.
Comentário:
- A colocação I está incorreta, pois o construtivismo piagetiano valoriza a interação entre o professor e o aluno, considerando a importância de ouvir o aluno e compreender seu processo de raciocínio no desenvolvimento do conhecimento. Portanto, a intervenção do professor não impede a compreensão do aluno, mas sim contribui para ela.
- A colocação II está correta, pois o construtivismo piagetiano defende que o desenvolvimento cognitivo ocorre de forma sequencial, com a passagem por diferentes estágios caracterizados por estruturas mentais específicas. Identificar em qual estágio a criança se encontra é fundamental para o planejamento de atividades educacionais adequadas.
- A colocação III também está correta, pois Piaget considerava a relação entre as estruturas cognitivas e o desenvolvimento social, incluindo aspectos como competência moral e competência linguística. Para ele, o desenvolvimento cognitivo está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento social e moral do indivíduo.
Portanto, as colocações II e III são desdobramentos das concepções piagetianas na Educação.