Questões Pedagogia Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Muitos educadores, reconhecendo que a velocidade de aprendizado pode variar de crian...

Responda: Muitos educadores, reconhecendo que a velocidade de aprendizado pode variar de criança para criança, isolam os ?aprendizes lentos? de seus professores e companheiros através do uso de instrução ...


Q328471 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Professor de Artes, SEDU ES, FCC

Muitos educadores, reconhecendo que a velocidade de aprendizado pode variar de criança para criança, isolam os ?aprendizes lentos? de seus professores e companheiros através do uso de instrução programada e muitas vezes mecanizadas.

Vygotsky, valendo-se do conceito da zona de desenvolvimento proximal, vê o aprendizado como

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 10/01/2025 09:56:00🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

Vygotsky, importante teórico da psicologia da aprendizagem, desenvolveu o conceito da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Segundo ele, o aprendizado é um processo profundamente social, enfatizando o diálogo e as diversas funções da linguagem na instrução e no desenvolvimento cognitivo mediado.

Na ZDP, o aprendiz está em um estágio em que consegue realizar determinadas tarefas com a ajuda de um mediador mais experiente, como um professor ou colega mais capacitado. Essa interação social e a mediação são essenciais para o desenvolvimento cognitivo do aprendiz, que é capaz de realizar atividades mais avançadas com auxílio, mas que sozinho ainda não conseguiria executar.

Portanto, a alternativa correta é a letra b), que destaca a importância do aspecto social e da interação na aprendizagem, conforme proposto por Vygotsky.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.