Questões Pedagogia Relação de Educação e Sociedade

Ao se definir o homem como sujeito de saber, se enfatiza que ele desenvolve uma ativ...

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Q328970 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Ao se definir o homem como sujeito de saber, se enfatiza que ele desenvolve uma atividade que lhe é própria e essa atividade do sujeito de saber supõe certa relação com a linguagem e o seu tempo. O saber é uma relação e não existe saber que não esteja inscrito em relações de saber. Nessa perspectiva, não existe saber científico ou prático, mas científicas e práticas são as relações que se estabelecem com o saber. O saber é uma construção histórica e coletiva da qual o sujeito se apropria, desde que esteja em uma relação com o mundo. Neste sentido, podem-se considerar constituintes do aprender, EXCETO:

David Castilho
Por David Castilho em 08/01/2025 21:33:23🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

Neste texto, é destacada a importância da relação do sujeito com o saber, enfatizando que o conhecimento é uma construção histórica e coletiva na qual o sujeito se apropria. Dentre os constituintes do aprender, temos:

a) A noção de história individual - A história individual de cada sujeito influencia diretamente no processo de aprendizagem, pois cada pessoa traz consigo experiências, vivências e conhecimentos prévios que podem interferir na forma como ela absorve novas informações.

b) A ação no mundo - A aprendizagem não se restringe apenas ao ambiente escolar, mas também envolve a interação do sujeito com o mundo ao seu redor, colocando em prática os conhecimentos adquiridos e vivenciando situações que contribuem para a construção do saber.

c) A regulação da relação com os outros e consigo mesmo - O processo de aprendizagem envolve não apenas a aquisição de conhecimentos, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a capacidade de se relacionar com os outros e consigo mesmo, promovendo um aprendizado mais completo e significativo.

d) A constituição de um universo de saberes-objetos - Os saberes são construídos a partir da relação do sujeito com os objetos de conhecimento, ou seja, com os conteúdos específicos de cada área de estudo. A interação com esses saberes-objetos contribui para a ampliação do conhecimento e para a formação do sujeito como aprendiz.

Portanto, a noção de história individual é um dos constituintes do aprender, conforme abordado no texto.
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