
Por David Castilho em 08/01/2025 21:33:23🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)
Neste texto, é destacada a importância da relação do sujeito com o saber, enfatizando que o conhecimento é uma construção histórica e coletiva na qual o sujeito se apropria. Dentre os constituintes do aprender, temos:
a) A noção de história individual - A história individual de cada sujeito influencia diretamente no processo de aprendizagem, pois cada pessoa traz consigo experiências, vivências e conhecimentos prévios que podem interferir na forma como ela absorve novas informações.
b) A ação no mundo - A aprendizagem não se restringe apenas ao ambiente escolar, mas também envolve a interação do sujeito com o mundo ao seu redor, colocando em prática os conhecimentos adquiridos e vivenciando situações que contribuem para a construção do saber.
c) A regulação da relação com os outros e consigo mesmo - O processo de aprendizagem envolve não apenas a aquisição de conhecimentos, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a capacidade de se relacionar com os outros e consigo mesmo, promovendo um aprendizado mais completo e significativo.
d) A constituição de um universo de saberes-objetos - Os saberes são construídos a partir da relação do sujeito com os objetos de conhecimento, ou seja, com os conteúdos específicos de cada área de estudo. A interação com esses saberes-objetos contribui para a ampliação do conhecimento e para a formação do sujeito como aprendiz.
Portanto, a noção de história individual é um dos constituintes do aprender, conforme abordado no texto.
Neste texto, é destacada a importância da relação do sujeito com o saber, enfatizando que o conhecimento é uma construção histórica e coletiva na qual o sujeito se apropria. Dentre os constituintes do aprender, temos:
a) A noção de história individual - A história individual de cada sujeito influencia diretamente no processo de aprendizagem, pois cada pessoa traz consigo experiências, vivências e conhecimentos prévios que podem interferir na forma como ela absorve novas informações.
b) A ação no mundo - A aprendizagem não se restringe apenas ao ambiente escolar, mas também envolve a interação do sujeito com o mundo ao seu redor, colocando em prática os conhecimentos adquiridos e vivenciando situações que contribuem para a construção do saber.
c) A regulação da relação com os outros e consigo mesmo - O processo de aprendizagem envolve não apenas a aquisição de conhecimentos, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a capacidade de se relacionar com os outros e consigo mesmo, promovendo um aprendizado mais completo e significativo.
d) A constituição de um universo de saberes-objetos - Os saberes são construídos a partir da relação do sujeito com os objetos de conhecimento, ou seja, com os conteúdos específicos de cada área de estudo. A interação com esses saberes-objetos contribui para a ampliação do conhecimento e para a formação do sujeito como aprendiz.
Portanto, a noção de história individual é um dos constituintes do aprender, conforme abordado no texto.